//

Japoneses querem construir uma cidade debaixo de água

Uma empresa japonesa anunciou planos para a construção de uma cidade debaixo de água, revela o Wall Street Journal.

A empresa japonesa Shimizu Corp apresentou planos para a construção de uma estação de pesquisa subaquática, com um comprimento de cerca de 15 km e um diâmetro de 500 metros.

A parte superior do complexo, com a forma de uma esfera habitacional junto à superfície da água, é ligada por uma espiral à estação de investigação, que ficará assente no fundo do mar.

O complexo terá hotéis, apartamentos, e áreas comerciais, e poderá acomodar até 5 mil pessoas.

De acordo com as estimativas da empresa, o projecto, chamado Espiral Oceânica, custará 21 milhões de euros, e a sua construção levará cerca de cinco anos.

“Estamos focados no desenvolvimento de tecnologias que nos permitam construir um espaço habitável debaixo de água”, declarou o porta-voz da empresa, citado pelo WSJ.

O ambicioso projecto já angariou o apoio de diversas empresas de investigação e agências do governo japonês.

O objectivo principal da construção será, segundo a empresa, o estudo de métodos de extracção de energia a partir do fundo do mar. A cidade sub-aquática será alimentada por energia proveniente do aproveitamento das diferenças de temperatura da água entre a superfície e o fundo do mar.

Mas o óbvio interesse estratégico do projecto é, antes de mais, resultante do constante aumento do nível do mar e das mudanças climáticas – em particular num país como o Japão, onde o espaço habitável à superfície é cada vez mais raro, cada vez mais caro.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.