/

Japonesa de 86 anos detida por receber reforma dos pais mortos há 50 anos

1

Uma japonesa octogenária foi detida sob a acusação de se ter apropriado indevidamente da pensão de reforma dos seus falecidos pais durante meio século, informou hoje a polícia.

Mitsue Suzuki, de 86 anos, encaixou mais de 50 milhões de ienes (375.000 euros) durante cerca de 50 anos em nome dos pais, que morreram na década de 1960, precisou a polícia.

A fraude foi descoberta quando responsáveis da segurança social inquiriram o estado de saúde dos pais de Mitsue Suzuki, que teriam 110 e 112 anos, junto das autoridades locais de Gifu, no centro do Japão.

As autoridades locais responderam enviando as certidões de óbito de ambos, emitidas nos anos 60.

Não é a primeira vez que um caso desta natureza vem a público no Japão, país com elevado número de idosos, e onde é frequente os familiares encontrarem forma de continuar a receber indevidamente as reformas de pessoas mortas.

Em alguns casos, os requerentes optam por viver em segredo com os cadáveres dos familiares, de modo a evitar que a sua morte seja descoberta.

Em 2010, a polícia prendeu uma família residente em Tóquio, que terá recebido de forma indevida 18 milhões de ienes em pensões atribuídas a um familiar, Sogen Kato, cujo cadáver mumificado foi encontrado na residência da família.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.