/

Japão quer distribuir medicamentos com drones em 2018

O Japão pretende implementar um sistema de distribuição de medicamentos através de drones para abastecer zonas isoladas com escassas instalações médicas, numa operação a iniciar em 2018, informou esta quinta-feira o jornal Nikkei.

Este sistema permitiria inicialmente que os aviões não tripulados transportassem medicamentos com receita, sangue para transfusões e outros produtos urgentes.

Para concretizar a ideia, o Governo japonês deverá expandir as bandas de frequência atualmente estabelecidas e aumentar a potência de saída das estações de redes sem fio. Além disso, seria necessário aprovar uma nova legislação para regular as rotas dos drones e os produtos que se poderiam transportar.

Atualmente, a legislação japonesa proíbe o voo de drones sobre zonas residenciais habitadas sem autorização governamental e estabelece que distâncias mínimas que as aeronaves devem manter das pessoas e edifícios, mas não regula as rotas de voo.

O Japão não tinha legislação específica sobre drones até setembro passado, quando um homem lançou um destes aparelhos com material radioativo até ao telhado da residência do primeiro-ministro, Shinzo Abe.

Abe e alguns ministros deverão reunir hoje com representantes de empresas como a Amazon e a Toyota Motor com o objetivo de impulsionar um novo sistema de distribuição de medicamentos com drones, acrescentou o Nikkei.

A Amazon começou em março do ano passado a testar a entrega de encomendas com o uso de aviões não tripulados em Miami, nos Estados Unidos, e a Walmart solicitou no final do mês passado autorização às autoridades norte-americanas para testar drones com este propósito.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.