Jaguar abatido depois de tentar escapar de cerimónia da tocha olímpica

12

O animal foi abatido depois de ter tentado fugir de uma cerimónia, que incluía a tocha olímpica, na cidade de Manaus. O episódio está a gerar revolta entre grupos que lutam pelos direitos dos animais.

Um jaguar presente numa cerimónia da tocha olímpica realizada esta segunda-feira, na cidade brasileira de Manaus, foi morto depois de ter tentado escapar aos seus tratadores.

Segundo o The Guardian, o animal, chamado Juma, foi abatido num jardim zoológico junto a um centro de treinos militares por um soldado.

O homem disparou sobre o felino, mesmo depois de já ter sido sedado. Segundo o comunicado do Comando Militar da Amazónia, mesmo sob essas condições o animal avançou sobre o soldado.

“Como procedimento de segurança, e visando proteger a integridade física do militar e da equipa de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”, disse o CMA, citado pela BBC.

“Cometemos um erro terrível ao permitir que a tocha olímpica, um símbolo de paz e unidade, fosse exibida ao lado de um animal acorrentado”, afirmou o comité organizador dos Jogos Olímpicos.

“Esta imagem vai contra as nossas crenças e valores”, disse o comité, garantindo ainda que “não vão acontecer mais incidentes deste género no Rio 2016”.

Recorde-se que a mascote da equipa olímpica brasileira é precisamente um jaguar amarelo chamado Jinga.

O incidente desta segunda-feira está a gerar bastante revolta entre grupos que defendem os direitos dos animais, que questionam o porquê do animal ter estado presente na cerimónia.

“Quando é que as pessoas (e as instituições) vão parar com esta necessidade doentia de querer mostrar poder e controlo ao utilizarem animais selvagens?”, perguntou o Animal Freedom Union através do Facebook.

Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), a utilização de Juma no evento foi ilegal, já que não tinha sido pedida uma autorização. A organização diz que vai investigar o caso.

O jaguar é uma das espécies em risco no Brasil, estando já extinta em países sul-americanos como o Uruguai e El Salvador, de acordo com a International Union for Conservation of Nature.

Jaguares usados como mascotes

Segundo a BBC, o exército brasileiro mantém vários jaguares em cativeiro na zona da Amazónia, bem como animais de outras espécies.

Os felinos, tal como Juma, são usados como mascotes dos batalhões e passam até por várias sessões de treino. Em Manaus, por exemplo, os felinos são uma presença frequente em desfiles militares.

Esta é uma prática condenada tanto por biólogos como por veterinários. Em 2014, durante a gravação de um documentário em Manaus, militares mostraram Juma, a mascote do centro, à BBC Brasil.

Na altura, explicaram que o animal tinha sido resgatado com ferimentos depois da sua mãe ter sido morta. Foi levada para o centro e ali cresceu sob os cuidados dos tratadores.

Para o biólogo João Paulo Castro, o comportamento do animal depois da cerimónia pode ter sido motivado pelo stress.

“Não é saudável nem recomendável submeter um animal a uma situação como essa, com barulho e muitas pessoas à volta”, disse à BBC.

“Muitas vezes, o jaguar já vive numa situação precária e stressante dentro do cativeiro, o que é agravado num cenário de maior agitação”, acrescenta.

FM, ZAP

12 Comments

  1. Quem faz isso a um animal é pior que ele, mas como o Brasil é um país na podridão de tudo não é de admirar. Não percebo como o Brasil é o país organizador das Olimpíadas, com uma Inteligência tão baixa, não percebo.

    • Mais podre que Portugal, te garanto que Brasil não é, cuidado com o que escreve, pode levar com processo judicial e ter de vender até as cuecas por difamar uma nação. Isso pode sair mais caro do que imagina.

      • Pois é UOL… É a neurose moderna do políticamente correcto. Está na moda… Cuidado com tudo! é melhor não abrir a boca nem sonhar com dizer o que se pensa… Tudo o que não for politicamente higiénico, é tabu.

        O Brasil é sim bem mais podre do que Portugal!.. Basta ver a elevada taxa de criminalidade que graça há décadas por aqueles lados, a corrupção que ainda consegue ser 10 vezes pior do que cá (e os indicadores de percepção mundiais não me deixam mentir). A clivagem entre ricos e pobres que atinge extremos quase sem par no mundo inteiro (excepto talvez África e Índia), etc…

        Não duvido que se Portugal tivesse a dimensão e a riqueza natural do Brasil, que estivesse tão mal ou pior… Mas a verdade é que não está.

        É a minha opinião e expresso-a quando bem entender. Agora processem-me por dizer o que penso. Não é isso que me vai calar.

      • Parece que conheces bem a situação de Portugal… Percebes, percebes… Mas podes ficar com as cuecas, porque já tenho… Não uso fio dental…

  2. Nem é tanto a questão de os deixar em paz… É mesmo uma questão de “aprendam a viver em harmonia com eles!.. Parem de prejudicar as outras espécies como se fossem donos delas!.. RESPEITEM, CARAMBA!..”

    Inadmissível!.. Se este gajo não for preso, nem sei o que dizer! Primeiro levaram o animal contra a vontade dele para uma merda sem jeito nenhum. Depois quando previsívelmente dá para o torto, conseguem anestesiar com um dardo… MAs não contente, o monte de esterco foi lá e espatou-lhe com um balásio no bucho. Este gajo não merecia estar atrás das grades a ser sodomizado por rinocerantes enfurecidos?

  3. Leio muitos comentários por aqui…mas esta notícia custou-me a engolir…É muito triste como alguns animais (pessoas!) em pouco menos de 1 segundo decidem acabar com um animal tão imponente e lindo (ou seja ele qual e como for!).
    Muito triste mesmo ver o animal (animal) ali no chão com tanta vidinha que tinha pela frente. Que vergonha…que se castigue quem merece…não quem não tem culpa de nada como o pobre animal. Há gente que só tem areia na cabeça…sinceramente… ;(

  4. Quem deve ser castigado é quem deu instruções para levar o pobre do animal para uma porcaria destas. De modo como as coisas estão aqui descritas o bicho, mesmo depois de sedado, ainda tentou atacar o soldado que não teve outro remédio senão defender-se.! isto no entanto, parece-me uma história mal contada, pois custa-me a acreditar que um animal correctamente sedado ainda tenha capacidade de atacar alguém! Parece mais uma tentativa de encobrimento duma atitude selvagem de alguém que não sabe o seu lugar na natureza. Contudo, continuo a pensar que quem ordenou levar um jaguar para uma cerimónia cheia de barulho e gente, deve ser severamente punido! Isto de ter jaguares como mascotes não lembra ao diabo, e devia ser imediatamente proibido. Os animais devem ser deixados em paz na natureza pois não são objecto de diversão!

    • depois de sedado, alguns animais podem ainda atacar. O sedativo não pode ser muito forte porque pode causar uma paragem cardiaca, (como acontece no ser humano) por isso o animal pode ainda atacar (e até ferir, nem que ligeiramente). A questão não é essa! A questão é que colocaram o animal nessa situação onde não houve outra solução senão abatê-lo.
      Nestas coisas de animais, acaba sempre da mesma maneira: um animal ataca (seja um jaguar, ou um cão) e é o animal que paga… com a morte! E o dono (e/ou responsável)? Nada lhe acontece. Ele (ou ela) é o principal responsável pelas acções do animal. Se disparas uma arma (a tua) não és responsável pelos “prejuízos”? Podes ser preso e (em casos extremos) ser executado! Um animal perigoso é como uma arma… carregada e pronta a disparar.
      Deviam abater (também) o Comité organizador dos Jogos Olímpicos… Ups! “Cometemos um erro terrível”. Chatice… Alguém do Comité será punido (nem que seja finaceiramente)? Não conte com isso…

  5. Acho engraçado, sendo os Jogos Olímpicos, uma união mundial de Paz, ser num País onde só existe violência em doses enormes.
    Vejam bem a fotografia.
    Nunca vi antes uns Jogos Olimpicos onde a troca da tocha esteja escoltada por militares a empunharem as armas de assalto com orgulho grandioso.
    Mas que raio…..
    Um país que vive no constante medo da violência, onde or marginais matam sem piedade como se a vida não valesse nada.
    Onde é que o mundo vai parar.
    Mandem todas as armas fora e usem o dinheiro para a paz mundial, combate à fome, energias puras que não destruam o ambiente.
    Voçês sabem.. tudo aquilo com que sonhamos mas nunca teremos.
    Como dizem muitos cientistas, o planeta há-de morrer por causa do dinheirinho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.