/

Já não sabe números de telefone? Pode ser amnésia digital

Guardar números de telefone e outros dados relevantes nos dispositivos móveis, principalmente smartphones, está a aumentar a nossa incapacidade de memorizar essas informações – a “amnésia digital”.

Um estudo da Kaspersky Lab, que inquiriu seis mil utilizadores em seis países da Europa, revela que a maioria dos europeus que utilizam a Internet não é capaz de recordar números de telefone importantes.

53% não consegue dizer de cor o número dos filhos, um valor que sobe para 90% se tentarem recordar-se do número de telefone da escola deles. E cerca de um terço não consegue dizer o número do parceiro sem consultar o telemóvel. Mas 40% dos inquiridos ainda se lembra do número de telefone da casa em que viviam quando tinham entre 10 e 15 anos de idade.

Esta dificuldade em reter informação importante deve-se ao facto de cada vez mais delegarmos a responsabilidade de memorização aos dispositivos digitais e por utilizarmos frequentemente a Internet para procurar o que desejamos saber. É o “Efeito Google“, explicam os investigadores do Kaspersky Lab. Pouco menos de metade (43%) dos consumidores mais jovens inquiridos, com 16 a 24 anos de idade, diz que o seu smartphone tem quase tudo aquilo que necessitam de saber.

Mas o esquecimento não é necessariamente algo negativo, avisou a Dra. Kathryn Mills, do UCL Institute of Cognitive Neuroscience.

“Nós, humanos, adaptamo-nos lindamente às circunstâncias e se não nos lembramos de tudo é porque não temos vantagens em fazê-lo. Mas esquecer pode tornar-se numa coisa má quando envolve a perda de informação que devia ser memorizada”, disse em comunicado.

O termo “amnésia digital” foi o escolhido pela Kaspersky Lab para designar este fenómeno, que afeta todos os grupos etários e de forma idêntica homens e mulheres.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.