Já existem consultas online para ajudar a lidar com o luto

marsmet473a / Flickr

-

Investigadores das universidades do Minho e de Memphis (EUA) lançaram uma plataforma de consultas online de luto para ajudar a ultrapassar a dor resultante da perda de um ente querido.

Em comunicado, a Universidade do Minho explica que o tratamento inclui 12 consultas, com duração média de 55 minutos, conduzidas por investigadores da Escola de Psicologia da academia formados em Terapia Construtivista do Luto.

“Pretende-se dinamizar a terapia de luto online em Portugal, aproximando terapeutas e adultos com enormes dificuldades em reconstruir a sua vida após a perda de um ou mais entes queridos, sem custos associados e necessidade de deslocação“, explica Daniela Alves, uma das responsáveis pelo projeto.

O projeto envolve ainda Robert Neimeyer, da Universidade de Memphis e tido como “um dos mais conceituados especialistas” na área do luto, conhecido por ter apoiado familiares de vítimas dos atentados terroristas nos Estados Unidos da América.

O programa de intervenção online, via video-chamada e email, assenta em pressupostos do Modelo de Reconstrução de Significados, concebido por Robert Neimeyer.

“Importa salientar o acompanhamento e o envolvimento constantes dos profissionais durante o processo psicoterapêutico como um dos requisitos centrais do projeto, divergindo, assim, de outros programas online, cuja participação do terapeuta é minimal ou inexistente”, realça a investigadora.

O comunicado refere que a elaboração da plataforma de apoio psicológico surge no seguimento de vários estudos internacionais apontarem para as mais-valias desta modalidade terapêutica em diferentes quadros clínicos, como a depressão profunda.

“A perda de um ente querido é uma experiência de grande impacto emocional, que obriga os que ficam a repensar quem são, qual é o significado da sua vida e como é que a pessoa que partiu pode continuar a fazer parte dela, agora de uma forma diferente. Quando o sofrimento os obriga a querer desistir de lutar, a querer viver somente do passado e a desistir do futuro, a procura de ajuda torna-se importante”, pode ler-se no site Consulta de Luto Online.

Ao efetuar um pedido de marcação, os interessados podem fazer uma breve descrição da sua história de perda e das principais dificuldades sentidas durante o processo de luto.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto conta com a parceria do Instituto Português de Oncologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.