/

Já é possível fabricar diamantes no micro-ondas

2

thewebprincess / Flickr

-

É um novo tipo de fabrico de diamantes em laboratório e só pode ser distinguido dos originais através de máquinas especiais. O tamanho deste mercado ainda é reduzido mas já se prevê um rápido crescimento nos próximos tempos.

Ao contrário dos diamantes de imitação, como é o caso da zircónia cúbica, estes são produzidos em laboratório e têm as mesmas características físicas e químicas que os diamantes verdadeiramente extraídos das minas, informa a Bloomberg.

O processo consiste em colocar um pedaço de carbono, numa câmara de micro-ondas, juntamente com metano ou outro gás que contenha carbono e, de seguida, aquecê-los até ser feita a conversão para uma bola de plasma.

Deste modo, criam-se partículas que se cristalizam em diamantes, um processo que dura cerca de dez semanas.

A tecnologia avançou tanto que os especialistas necessitam de uma máquina especial para distinguir estes diamantes sintéticos dos verdadeiros.

Para já, estes diamantes constituem apenas uma pequena fração do mercado mundial, que atinge o valor de 80 000 milhões de dólares, embora os compradores procuram pedras cada vez mais baratas e livres de estigmas de caráter ético.

O termo “diamante de sangue” chegou mesmo a ser popularizado por organizações que lutam pelos direitos humanos para mostrar que a extração de diamantes teve um papel significativo na intensificação dos conflitos no continente africano.

Segundo a RT, os diamantes artificiais já começaram a ser vendidos em lojas americanas como o Walmart e o Helzberg Diamonds.

No entanto, as companhias que dominam o mercado das joias verdadeiras não veem esta indústria como uma grande ameaça devido ao seu reduzido tamanho no mercado mundial.

De acordo com algumas estimativas, em 2014 fabricaram-se apenas 360 000 quilates de diamantes artificiais, face aos 146 milhões de quilates de joias tradicionais no ano anterior.

A previsão é que este segmento do mercado cresça até aos dois milhões em 2018 e aos vinte milhões em 2026.

ZAP / RT

2 Comments

  1. Eu já comprei meia-dúzia de micro-ondas onde já tenho em marcha o fabrico de diamantes, os angolanos vão estar tramados comigo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.