/

IVA da restauração só desce na comida (bebidas mantêm taxa máxima)

1

O governo pretende baixar o IVA da restauração para os 13%, mas apenas na comida. As bebidas alcoólicas e os refrigerantes vão continuar a pagar a taxa máxima de 23%.

“As únicas bebidas que caiem dos 23% para os 13% são aquelas que se enquadram nos produtos de cafetaria: o leite, o café e água”, adianta o jornal Expresso.

Já bebidas como a cerveja e o vinho ou os sumos continuarão na faixa dos 23%.

As medidas constam da proposta de Orçamento do Estado para 2016 que será entregue na Assembleia da República no próximo dia 5 de Fevereiro.

A descida do IVA para os 13% nos alimentos da restauração deve “entrar em vigor em Julho porque a intenção do governo é minimizar o impacto nas contas públicas”, refere ainda o Expresso.

No sector das bebidas, já surgem críticas quanto às intenções do governo, nomeadamente tendo em conta o decréscimo no consumo depois do aumento do IVA, sustenta a secretária-geral da Associação de Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos, Isabel Alves, à RR .

“Quer os vinhos quer as bebidas espirituosas, sofreram uma diminuição do consumo aquando do aumento do IVA da restauração. Agora, tínhamos a expectativa de, havendo uma diminuição do IVA da restauração, também os nossos produtos pudessem ser abrangidos”, acrescenta.

“Além da diminuição do consumo, ocorreram falências, e diversos restaurantes tiveram de fechar portas devido a esta medida”, lamenta a representante da ACIBEV.

ZAP

1 Comment

  1. Quem gostar de uma bica com “cheirinho” paga 13% pelo café e 23% pelo “cheirinho” — ridículo.. o que se faz para salvar a face …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.