Italiano Antonio Tajani eleito presidente do Parlamento Europeu

European Parliament / Flickr

O italiano Antonio Tajani, candidato do Partido Popular Europeu (PPE), é o novo presidente do Parlamento Europeu

O italiano Antonio Tajani, candidato do Partido Popular Europeu (PPE), é o novo presidente do Parlamento Europeu

O italiano Antonio Tajani, candidato do Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, foi hoje eleito presidente do Parlamento Europeu, ao conquistar 351 votos na quarta volta da eleição, contra 282 do seu compatriota socialista Gianni Pittella.

Depois de uma série de votações que duraram o dia todo, o candidato da bancada Partido Popular Europeu, PPE, de centro-direita, foi eleito esta terça-feira presidente do Parlamento Europeu. Pela primeira vez em 34 anos, os parlamentares votaram quatro vezes para escolher o novo líder.

A vitória de Antonio Tajani, 63 anos, antigo vice-presidente de Durão Barroso na Comissão Europeia, foi anunciada pelo ainda presidente do Parlamento, o socialista alemão Martin Schulz, que deixa o cargo que ocupou ao longo dos últimos cinco anos, para voltar à política alemã.

A série de votações para eleger Tajani foi necessária porque Tajani venceu as três primeiras voltas sem maioria absoluta. Há 34 anos, desde a escolha do socialista holandês Pieter Dankert, que a votação para presidente do Parlamento Europeu não ia a uma quarta volta.

Desde então, um entendimento entre as duas maiores bancadas do Parlamento tem assegurado a alternância entre o PPE e Partido Socialista – que, desta vez, quebrou o entendimento, apresentando candidato próprio, sem o conseguir eleger.

Com a vitória de Antonio Tajani, os cristãos-democratas passam a ter a presidência das principais instituições da União Europeia. Tanto o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, quanto o do Conselho Europeu, Donald Tusk, são membros da PPE. Tajani presidirá o Parlamento nos próximos dois anos e meio.

Tajani foi um dos fundadores do partido Forza Italia, de Silvio Berlusconi, de quem foi porta-voz no primeiro governo (1994-1995). Foi comissário europeu durante os mandatos de Durão Barroso, de quem foi vice-presidente e comissário dos Transportes (2008-2010) e Industria (2010-2014). Era vice-presidente do Parlamento Europeu desde 2014.

ZAP // Lusa / DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.