/

Isabel dos Santos deixa cair OPA sobre a PT

CTZ

-

Isabel dos Santos vai retirar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT SGPS. A Terra Peregrin vai comunicar esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) que não vai avançar, de acordo com o Diário Económico.

A decisão surge na sequêcia de um comunicado da CMVM publicado esta quarta-feira, que impunha à empresa da empresária angolana que subisse o preço da oferta sobre a PT SGPS – que estava nos 1,35 euros por título – para ficar dispensada de lançar uma OPA subsequente.

No entender da Comissão, “não só se verifica inaplicável ao presente caso qualquer das presunções de falta de equidade”, “como não se vislumbra qualquer fundamento para afastar a aplicação do preço médio ponderado, tendo especialmente em consideração que o título em questão é dotado de elevada liquidez e que a cotação não foi afetada, enquanto critério de avaliação, por acontecimentos que tenham distorcido os mecanismos em que assenta a sua formação”.

A Terra Peregrin reagiu com supresa: “Ficámos surpreendidos com a decisão da CMVM. Vamos estudar o assunto” e “tomaremos uma decisão amanhã [quinta-feira]”.

O Conselho de Administração da PT SGPS já tinha dito que o valor oferecido por Isabel dos Santos não refletia o “valor intríseco da empresa”.

A empresária apresentou, em requerimento, razões que a afastariam da obrigação de aplicar o critério médio ponderado, que tem em conta os valores dos últimos seis meses de cotação das ações.

Na semana passada, a Terra Peregrin já tinha mostrado que não estava disposta a aumentar o preço.

Terra Peregrin corrige: Isabel dos Santos ainda não decidiu se retira a oferta

A Terra Peregrin esclareceu hoje que “não tomou ainda qualquer decisão” sobre a continuação ou retirada da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a PT SGPS e acrescentou que está a analisar “possíveis vias de atuação”.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Terra Peregrin, da empresária angolana Isabel dos Santos, esclarece que na sequência de notícias que davam conta que a empresa iria deixar cair a OPA sobre a PT SGSP, esta “não tomou ainda qualquer decisão relativamente à prossecução ou retirada da oferta”.

A CMVM anunciou na quarta-feira que a empresária angolana Isabel dos Santos teria de subir o preço da oferta sobre a PT SGPS para ficar dispensada de lançar uma OPA subsequente, na sequência de um requerimento da Terra Peregrin – Participações SGPS (pertencente à empresária angolana).

A Terra Peregrin encontra-se “presentemente a analisar as possíveis vias de atuação“, refere a empresa, acrescentando que “qualquer decisão tomada nesta sede será oportunamente comunicada ao mercado”.

ZAP / Lusa / B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.