/

Irmã de Kim Jong-un pode ser a verdadeira líder da Coreia do Norte

2

(dr)

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un pode não ser tão poderoso como parece. Nos últimos meses, cada vez mais especialistas da vizinha Coreia do Sul sugerem que a meia-irmã do líder norte-coreano, Kim Sul-song, poderá ser na realidade quem detém o poder no país.

Os rumores começaram a surgir na Coreia do Sul em 2013, quando vários especialistas sugeriram que Kim Sul-song, 11 anos mais velha que o seu meio-irmão, foi quem na realidade esteve a governar o país desde que Kim Jong-un chegou ao poder.

Durante uma palestra na Universidade de Koryo, em Kaesong, o especialista sul-coreano Cheong Seong-Chang disse na altura que as decisões tomadas pelo líder norte-coreano são geralmente aprovadas pela sua meia-irmã.

“De acordo com fontes confiáveis, parece ser verdade que no actual sistema de liderança da República Popular da Coreia (RPDC), qualquer decisão do chefe de Estado requer a aprovação da sua irmã mais velha”, afirmou Seong-Chang, director do Departamento de Estudos de Estratégia de Unificação no Instituto Sejong.

De acordo com vários testemunhos, tal distribuição de poder entre a irmã e o irmão poderia mesmo ter sido planeada pelo seu pai, o anterior líder Kim Jong-il.

Em 2013, o semanário coreano Sisain revelou que “Kim Jong-il apreciava muito o potencial da sua filha mais velha, que tem formação na área das Tecnologias de Informação, e até acreditava que ela deveria gerir todo o sector de TI da RPDC”.

Mas no entanto algumas pessoas acreditam que estas suposições e sugestões dos especialistas não são nada mais do que apenas rumores.

Segundo Kim Jeongbong, antigo funcionário do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia e professor da Universidade de Hanzhong, “Kim Sol-song é uma mulher comum, que definitivamente não está a morrer de fome, por ser filha e irmã do líder do país”.

Além disso, já em 2014 a imprensa tinha sugerido que uma irmã de Kim Jong-un tinha o poder real na Coreia do Norte – mas na altura, referindo-se à irmã mais nova do líder coreano, Kim Yo-jong.

Segundo o The Guardian, quando Kim Yo-jong foi apresentada como membro do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, foi sugerido entre os especialistas em política norte-coreana que a irmã mais nova de Kim Yong-un poderia estar a ser promovida para dar uma ajudinha ao irmão a gerir o país.

Kim Jong-un tornou-se líder norte-coreano em 2011, após a morte do seu pai Kim Jong-iI. Desde que tomou posse, acredita-se que tenha autoridade absoluta no país. O líder é conhecido pela sua dureza com os próprios membros do partido e diz-se que terá executado mais de 100 militares e funcionários do governo que ousaram criticá-lo.

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.