Irão acusa Ocidente de mudar de posição nas negociações sobre nuclear

Max Talbot-Minkin / Flickr

Mohammad Javad Zarif, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão

Mohammad Javad Zarif, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão

Um responsável iraniano acusou esta quinta-feira as potências ocidentais de terem mudado de posição durante as negociações, quando a perspetiva de um acordo nuclear ainda é incerta, ao 13.º dia de negociações em Viena.

“Verificamos certas mudanças de posição sobre um grande número de questões, infelizmente”, disse a mesma fonte à AFP, considerando que “tal dificulta certas coisas”.

Cada país tem suas próprias linhas vermelhas… Uma linha vermelha para os Estados Unidos, uma para o Reino Unido, outra para a França ou a Alemanha”, disse a mesma fonte, passando a bola para o campo as grandes potências.

Terrão e as cinco potências – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e a China, mais a Alemanha -, estão envolvidos há meses em negociações para alcançar um acordo histórico sobre a questão nuclear iraniana.

A data prevista para alcançar esse acordo era a de 30 de junho, mas que tem sido sucessivamente, prorrogada sucessivamente, por dificuldades em pontos-chave.

Um acordo era esperado para esta quinta-feira, já que o texto tem de ser apresentado ao Congresso dos Estados Unidos e examinado no prazo de 30 dias, mas este objetivo parecia inatingível, e as discussões devem continuar esta sexta-feira, disse a mesma fonte.

“Teríamos preferido cumprir o prazo, mas a nossa prioridade é conseguir um bom acordo“, disse o funcionário iraniano, acrescentando que as negociações permanecem em “aberto”, dependentes de “opções políticas” das grandes potências.

Dependendo dessas escolhas, “um acordo está ao nosso alcance”, assegurou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.