/

Investigadores portugueses relacionam alimentação materna com imunidade dos filhos

JamieLeeBaker / Flickr

-

Uma equipa de investigadores portugueses descobriu que o que a mãe ingere durante a gravidez determina a forma como o filho conseguirá combater as infeções. A descoberta foi publicada na revista científica Nature.

“Ao contrário do que se pensava, o que nós viemos demonstrar é que esse período de formação do sistema imunitário está absolutamente dependente dos fatores ambientais, sendo a dieta um dos mais importantes”, disse à Lusa o investigador Henrique Veiga Fernandes, do Instituto de Medicina Molecular (IMM).

A equipa de Henrique Veiga Fernandes concluiu que, quando as mães são sujeitas a uma dieta sem vitamina A, os seus descendentes vão ter órgãos linfoides (do sistema imunitário) muito pequenos e terão problemas ao longo da sua vida adulta a combater as infeções a que serão sujeitas (virais ou bacterianas).

IMMFM/U.Lisboa

A equipa do prof. Henrique Veiga Fernandes

A equipa do prof. Henrique Veiga Fernandes, do Instituto de Medicin Molecular da Universidade de Lisboa

“A qualidade da dieta é muito importante, em particular para um micronutriente (vitamina A) que descobrimos ser essencial para a formação das células responsáveis pela formação do sistema imunitário, enquanto estamos no ventre da mãe”, adiantou.

O imunologista adverte: “Se há uma alteração no período intrauterino, essa alteração nunca vai ser recuperada, com consequências muito importantes na vida adulta”.

Os investigadores concluíram que “os efeitos a longo prazo da malnutrição materna não podem ser menosprezados”.

“A deficiência de vitamina A pode não só causar deficiências físicas, como também comprometer a eficácia das campanhas de vacinação infantil nas regiões mais pobres”.

Além disso, prosseguem, “mulheres grávidas com comportamentos de risco apresentam mais vulnerabilidade, já que tanto o tabaco como o álcool estão associados à deficiência em vitamina A”.

Henrique Veiga Fernandes defende uma dieta de “bom senso”, rica em vegetais e fruta: couves, cenouras, bróculos, alfaces, alperces, abóboras.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.