Investigadores explicam porque é que os dedos estalam

Uma equipa de investigação conseguiu filmar, pela primeira vez, o movimento do estalar dos dedos visto de dentro. Com recurso a um aparelho de ressonância magnética, estes especialistas conseguiram assim perceber o que é que, afinal, explica o som envolvido no processo.

Baptizado como o “estudo puxa o meu dedo” pelo médico que o conduziu, Gregory Kawchuk, da Faculdade de Medicina de Reabilitação da Universidade de Alberta, no Canadá, esta análise permitiu concluir que o som do estalar dos dedos se deve à criação de vácuo entre as articulações.

“É um pouco como formar um vácuo. Quando as superfícies das articulações se separam subitamente, não há mais fluído disponível para preencher o volume crescente, por isso é criada uma cavidade e é esse evento que está associado ao som”, explica Gregory Kawchuk em declarações divulgadas pelo site CNET.

A equipa de pesquisa filmou o movimento que é feito pelos ossos, aquando do estalar dos dedos, recorrendo a um aparelho de ressonância magnética, e, para lá do som, detectou ainda um movimento estranho, logo antes de o dedo estalar. Os investigadores acreditam que esse movimento se refere à libertação de fluído das cartilagens das articulações.

Este estudo, que parece essencialmente divertido, pode ser muito relevante para a saúde no domínio das articulações.

Gregory Kawchuk acredita que esta “nova descoberta” pode ser usada “para ver quando os problemas nas articulações começam muito antes de os sintomas se manifestarem“. Uma ideia que atribuiria aos pacientes e aos médicos a possibilidade de os anteciparem e, eventualmente, até de os evitarem.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.