Investigadores descobrem fósseis do maior crocodilo marinho da história

A nova espécie foi encontrada no continente africano e, além de ser o maior exemplar de um crocodilo marinho, pode pôr em causa a questão de uma extinção em massa das espécies.

Um grupo de paleontólogos descobriu num deserto da Tunísia fósseis daquele que já é considerado o maior crocodilo marinho jamais encontrado, conta o RT.

De acordo com os investigadores, este crocodilo gigante, agora batizado de Machimosaurus rex, viveu há 120 milhões de anos atrás, a maior parte do tempo num ambiente marinho.

A partir dos fósseis agora encontrados, o grupo de pesquisa calcula que, além do seu crânio medir cerca de 160 centímetros, no total, o crocodilo chegava aos 10 metros de comprimento e pesava quase três toneladas.

Os fósseis foram descobertos por Federico Fanti, investigador na Universidade de Bolonha, em Itália, e pela sua equipa, juntamente com o apoio da National Geographic.

O réptil gigante viveu no Cretácico Inferior, período que se seguiu à época do Jurássico e durante a qual se atribui uma extinção em massa das espécies.

“A nova descoberta aumenta a evidência de que um grupo de répteis marinhos poderão ter conseguido atravessar esta suposta extinção”, afirma Stephen Brusatte, paleontologista da Universidade de Edimburgo.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.