Investigadores criam sistema de cinema 3D que não precisa de óculos

Equipa de cientistas do MIT e do instituto Weizmann criaram um sistema que permite ver filmes 3D sem os óculos do costume.

Os filmes 3D chegaram às salas de cinema para trazer mais realismo e emoção mas há um detalhe que continua a ser um inconveniente para muitos espetadores: a necessidade de usar óculos especiais.

Por isso, investigadores do MIT, juntamente com o Instituto Weizmann de Israel, estão a tentar arranjar uma forma de solucionar esse problema.

Alguns smartphones e televisões já dispensam os “malditos” óculos quando se fala em ver imagens a três dimensões mas, no campo do cinema, o tamanho gigante dos ecrãs sempre foi um entrave.

Os investigadores propõem então uma tecnologia que recorre à técnica de prismas utilizada há décadas para criar, por exemplo, o efeito 3D em postais.

O novo sistema é capaz de criar várias barreiras de paralaxe numa única tela, conseguindo criar o efeito 3D para cada um dos espetadores, independentemente da sua posição.

Para garantir que qualquer ângulo da sala tem o mesmo suporte de visualização, os investigadores contam com a ajuda de 50 conjuntos de espelhos e lentes.

Apesar da novidade agradar seguramente a muitas pessoas, o MIT já alertou que a tecnologia ainda não está pronta a ser utilizada.

Além disso, este sistema obrigaria a que os filmes fossem disponibilizados com múltiplas perspetivas em vez de apenas duas, como acontece com os sistemas 3D atuais.

Esse entrave significa um maior investimento e, por isso, não deve ser implementado a curto prazo nas várias salas de cinema espalhadas por esse mundo fora.

De qualquer forma, não deixa de ser uma boa notícia para quem tem aversão a estes óculos e é um vislumbre de que a experiência nos cinemas vai um dia poder ser melhorada.

ZAP / Canal Tech / Aberto Até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.