Investigadoras tailandesas criam pratos descartáveis a partir de folhas de árvores

Grupo de professoras tailandesas criaram pratos descartáveis a partir de folhas de árvores da região para substituir os de plástico.

Preocupadas com a enorme quantidade de embalagens de plástico usadas para servir alimentos, um grupo de investigadoras da Universidade de Naresuan, na Tailândia, conseguiram desenvolver pratos descartáveis feitos a partir de folhas de árvores.

As professoras passaram mais de um ano a tentar desenvolver este produto, tendo sido precisas muitas tentativas até encontrar o material ideal.

A equipa descobriu que as folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir estas peças.

Os pratos são feitos apenas com materiais naturais, garantindo que podem ser uma alternativa viável para substituir os de plástico.

As folhas são moldadas de forma a terem o formato dos pratos e no lugar do verniz, por exemplo, as cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

Os pratos podem ser usados com vários tipos de comida, desde alimentos sólidos a líquidos, passando por quentes ou frios, assegurando uma boa resistência.

Além disso, outra vantagem é o facto de serem totalmente biodegradáveis, ou seja, podem ser deitados fora em qualquer local, preferencialmente onde haja vegetação, porque a sua decomposição não vai afetar de forma negativa o solo.

Sitintip Tantanee, professora da universidade e uma das responsáveis pelo produto, explicou que o próximo passo é coordenar com os municípios uma forma de promover o uso destes acessórios em vários eventos oficiais como, por exemplo, nos festivais de comida organizados durante o Sonkran ou o Ano Novo.

ZAP / The Greenest Post

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.