/

Investigadora da U.Porto vence prémio internacional de jovem cientista

(dr) Universidade do Porto

Rita Azeredo, estudante de doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rita Azeredo, estudante de doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rita Azeredo, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, conseguiu o primeiro prémio dos “AllTech Young Scientists Awards”, que distinguem as melhores descobertas científicas entre estudantes graduados e estudantes não graduados.

Rita Azeredo tem 26 anos. É uma jovem investigadora em doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Durante este percurso, Rita desenvolveu uma investigação específica: “A resposta inflamatória do robalo (Dicentrarchus labrax) é regulada de forma diferente pelo triptofano ou pela metionina”, que dá título ao projeto vencedor desta investigadora, submetido ao concurso da AllTech por aconselhamento do seu orientador.

A par do doutoramento, Rita Azeredo desenvolve a mesma investigação no Centro Indisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Para seu espanto, Rita acabou mesmo por vencer o concurso a que se propôs, conseguindo o primeiro lugar nos AllTech Young Scientists Awards – prémios que consagram, a nível internacional, as melhores investigações científicas nas áreas da agricultura, veterinária, nutrição animal, tecnologia de alimentação ou gestão/economia agrícola.

Os AllTech Young Scientist Awards dividem-se, numa primeira fase, por várias regiões: Europa/África/Rússia, Ásia, América do Norte e América do Sul. O concurso está segmentado por duas categorias: estudantes graduados e estudantes não graduados.

O que a fez alcançar este patamar? A biologia marinha, a sua grande paixão e o motor da sua pesquisa. Com este trabalho, Rita percebeu que é possível controlar a resposta imunitária dos peixes através daquilo que eles comem – e substituir macrobióticos por aminoácidos permite esse controlo.

O concurso da AllTech que Rita venceu distingue conquistas científicas de elevada importância.

Depois da fase regional, onde Rita conseguiu o primeiro lugar na categoria Europa/África/Rússia, segue-se a fase global. A investigadora faz parte dos oito candidatos selecionados para esta etapa final, num total de 8800.

Para isso, a investigadora terá que se deslocar a Lexington, no Kentucky (EUA), para defender a sua tese e habilitar-se, assim, ao uma bolsa de 10 mil dólares.

JPN

Creative Commons logo  Artigo publicado sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.