//

Investigador revela a verdadeira razão pela qual Van Gogh cortou uma orelha

1

Van Gogh Museum / wikimedia

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Afinal o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida – de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin – acaba de ser colocada em causa.

O episódio terá sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a casar-se com Johanna Bonger.

Além de ter uma relação próxima com o pintor, Theo era o grande financiador da sua arte. Van Gogh ter-se-á sentido ameaçado pelo matrimónio e reagiu mal perante a eminente “perda”.

A tese é do investigador Martin Bailey, que publicou as descobertas no seu novo livro, Studio of the South: Van Gogh in Provence, que narra o período em que o pintor holandês viveu em Arles, no sul de França, de 1888 a 1889.

O facto de Van Gogh não ter recebido bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido informado do noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.

Ao analisar a correspondência da família, o investigador encontrou indícios de que o pintor recebeu uma carta do irmão com a notícia no dia 23 de dezembro de 1888.

O conteúdo da carta ter-se-á entretanto perdido com o tempo.

Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão, logo após a qual o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.

O investigador leva em conta indícios de que outros familiares já tinham sido informados do casamento.

Uma deles é um telegrama recebido no dia 23 de dezembro pela noiva, enviado pelo seu irmão, a dar-lhe os parabéns.

Theo também terá partilhado a notícia com a mãe. Bailey argumenta que Van Gogh teria sido informado ao mesmo tempo, uma vez que Theo dificilmente teria gostado que o irmão ficasse a saber do casamento por terceiros.

Após o dramático acto, o pintor envolveu a orelha num pedaço de papel e levou-a até um bordel, onde a teria entregue a uma jovem, Gabrielle Berlatier, que desmaiou ao ver o conteúdo do embrulho.

Na manhã seguinte, Gauguin voltou a casa do colega, onde estavam Van Gogh e a polícia.

O artista francês enviou então um telegrama a Theo, que pegou o comboio nocturno para Arlen e passou o Natal com o irmão no hospital.

Theo e Johanna casaram-se no ano seguinte.

// BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.