Investigador desenvolve app que detecta cancro da pele

Universidade de Houston

George Zouridakis desenvolveu uma aplicação para detectar rapidamente um melanoma.

George Zouridakis desenvolveu uma aplicação para detectar rapidamente um melanoma.

Um professor da Universidade de Houston está a testar uma aplicação para iPhone que consegue detectar, precocemente, um melanoma com uma taxa de precisão de 85 por cento. A aplicação, denominada DermoScreen, está ainda em fase de testes.

Desenvolvida por George Zouridakis, a aplicação funciona com um dermatoscópio e uma lente especial de aumento, que custa cerca de 360 euros e que oferece uma iluminação especial da área a ser fotografada.

Depois de o dermoscópio capturar a lesão suspeita, a aplicação analisa se material cancerígeno está ou não presente.

Este teste precoce tem tido uma taxa de precisão de 85 por cento, valor que, segundo afirma a Universidade de Houston, é mais elevado do que o dos médicos de medicina geral. É também semelhante à taxa de precisão dos dermatologistas.

O objectivo do projecto é fornecer um meio rápido e barato de detecção do melanoma em áreas rurais ou em desenvolvimento, especialmente em locais onde a assistência médica não está prontamente disponível.

De salientar que o melanoma é o mais perigoso dos cancros de pele, de acordo com The Skin Cancer Foundation.

Porém, se for diagnosticado e tratado precocemente, tem quase sempre cura. Por outro lado, se o diagnóstico for tardio, o cancro pode-se propagar a outras áreas do corpo, nas quais o tratamento pode ser bem mais complexo.

 CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.