/

Inventor holandês queria fazer o seu gato voar. Transformou-o num drone

8

(dr) Bart Jansen

-

Bart Jansen ficou conhecido quando decidiu transformar o seu gato num drone. Aquilo que era uma homenagem passou a ser uma grande oportunidade de negócio.

A história de Bart Jansen começa no ano de 2007, mais precisamente quando decidiu colecionar e embalsamar animais mortos, escreve a BBC.

O inventor profissional inscreveu-se em aulas de taxidermia – a arte de embalsamar animais – e ficou conhecido depois da homenagem excêntrica ao seu gato Orville.

Como o seu animal de estimação tinha o mesmo nome que Orville Wright, um dos irmãos norte-americanos aos quais se atribui a invenção do avião, Jansen decidiu que iria fazê-lo voar.

“Com isso em mente, a homenagem ao meu gato morto tinha de ser essa. Desenhei um gato com uma hélice a sair das costas e disse: ‘vamos fazer dele um helicóptero‘”, conta.

Para isso, o inventor decidiu pedir ajuda ao engenheiro Arjen Beltman, um especialista em drones.

“Trabalhámos no helicóptero Orville durante um ano, de forma intermitente. O custo do projeto, a contar só com os materiais, foi de 2.500 euros“, explicou.

Mas o ‘gato drone’ não foi o fim do projeto. A proeza foi tão falada que Jansen viu uma boa oportunidade de negócio e já transformou outros animais.

No currículo estão, por exemplo, ratos, tubarões e avestruzes mas ainda um texugo que foi transformado em submarino.

(dr) Bart Jansen

-

A maioria dos pedidos vem dos Estados Unidos, mas o inventor alerta sempre que o produto final não vai ser muito parecido com o animal.

“Orville não é o mesmo gato que era quando estava vivo. Está muito diferente”, afirmou.

Neste momento, o inventor está a tentar transformar uma vaca num helicóptero que sirva para transportar pessoas.

Apesar desta ideia ter sido um sucesso, nem todos gostam do trabalho de Jansen e Beltman.

Os dois são muito criticados, sobretudo nas redes sociais, tendo sido apelidados de “loucos”, “insensíveis” e “disparatados”.

ZAP / BBC

8 Comments

  1. Bem se a moda paga, dentro de pouco tempo ali para os lados de São Bento, vamos começar a ver os Políticos transformados em drone, vacas já vimos como ensaio, vamos aguardar.

  2. Só podem ser atrasados mentais. Acho que os humanos chegaram a um estado de insatisfação, estupidez, ignorância que tudo lhes serve.
    Com as Mentes Criminosas que pairam por aí não faltara gente maldosa o suficiente para fazerem isso com animais vivos ou mata-los para fazerem experiências.
    Deviam ser metidos em hospitais psiquiátricos e serem tratados.

    • Sem dúvida! Trata-se de um exercicio aberrante e mesmo chocante.
      Pode, efetivamente, ser um rastilho para alguns imbecis se aventurarem neste experiencialismo hediondo.
      Sou defensor dos animais a há bem pouco tempo sofri bastante com a morte da minha cadela. Não creio que uma forma da eternizar no meu pensamento fosse recorrer a uma coisa abstrusa como esta. Acho que é como diz, a humanidade está numa espiral de decadência e de amoralidade assustadora.

  3. “Os dois são muito criticados, sobretudo nas redes sociais, tendo sido apelidados de “loucos”, “insensíveis” e “disparatados”.” Porque será?

  4. Eu sempre achei animais embalsamados uma coisa um bocado assustadora e macabra, e também algo “medieval”, mas isto agora ganha novos contornos de absurdez.
    Mas que porra, chegámos a um ponto em que já nem os animais podem morrer em paz?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.