Inglesa vai pagar 2 milhões para recuperar Forte de Albarquel em Setúbal

1

Igiul / wikimedia

Forte de Albarquel, em Setúbal

Forte de Albarquel, em Setúbal

Uma inglesa “apaixonada por fortes e por Setúbal” vai garantir a requalificação do Forte de Albarquel com um investimento de 2 milhões de euros. Uma ajuda do mecenato vital para a recuperação do monumento que está ao abandono, já que “não há dinheiro” público para este fim.

É a própria presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, que o salienta, em declarações divulgadas pelo DN. O forte, situado ao lado do rio Sado, na serra da Arrábida, era propriedade do Ministério de Defesa e encontrava-se abandonado, tendo sido cedido gratuitamente à autarquia sadina.

A requalificação do imóvel vai agora ser garantida pelo The Helen Hamlyn Trust, fundação da filantropa inglesa Helen Hamlyn, uma “apaixonada por fortes e por Setúbal”, revela a autarca ao mesmo jornal.

“Há alguns anos que tínhamos solicitado a passagem da fortificação para a Câmara, mas só este Governo o fez”, nota ainda Maria das Dores Meira.

O forte vai ser transformado num centro cultural, com “um núcleo museológico”, e “deverá receber exposições permanentes e temporárias e eventos culturais, desde concertos de música de câmara, a recitais de poesia, até peças teatrais”, conforme apurou o DN.

A autarquia vai ficar na posse do imóvel durante 32 anos e o espaço envolvente ao forte será intervencionado graças ao dinheiro de outro mecenas, a Fundação Buehler-Brockhaus, pertencente a dois alemães radicados em Setúbal.

A Câmara será responsável pela construção do parque de estacionamento e Maria das Dores Meira realça que “há interessados” na construção de um hotel de cinco estrelas na zona.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.