Inglesa L. Skywalker fica sem passaporte porque o nome é marca registada

BBC

Laura Mathews pagou 61€ para poder acrescentar Skywalker ao seu nome

Laura Mathews pagou 61€ para poder acrescentar Skywalker ao seu nome

Uma jovem britânica, que há 6 anos acrescentou “Skywalker” ao seu nome, foi impedida de tirar passaporte por “infringir uma marca registada”.

Laura Matthews, de 29 anos, mudou legalmente o seu nome em 2008, por causa de uma brincadeira entre amigos, em referência aos filmes da trilogia Guerra nas Estrelas, cujo protagonista se chama Luke Skywalker – e tem documentos que o provam.

Recentemente, Laura tratou de renovar o seu passaporte, tendo assinado o novo documento como “L. Skywalker“. Mas as autoridades britânicas disseram-lhe que não iriam reconhecer a mudança do nome para um que está “sujeito a direitos de autor ou marca registada”.

“Nós temos o dever de assegurar que a reputação do passaporte da Grã-Bretanha são seja questionada ou caia em descrédito.”

Lucas Films

Mark Hamill interpreta Luke Skywalker na mítica trilogia

Mark Hamill interpreta Luke Skywalker na mítica trilogia Star Wars

Laura diz nunca ter tido problemas antes com seu nome ou assinatura. “Tenho este nome na minha carta de condução, nos meus cartões de crédito, tudo. Ninguém teve problemas com esta assinatura, excepto o serviço de passaportes”.

A ideia de mudar o nome – que passou a ser Laura Elizabeth Skywalker Matthews – veio de uma conversa com amigos. Apesar dos problemas recentes com o passaporte, Laura afirmou que não pretende voltar atrás na decisão.

A jovem fã do cavaleiro Jedi foi aconselhada a fazer um novo pedido de passaporte, com a sua antiga assinatura. Mas poderá manter o novo nome no documento.

Laura, a força está contigo.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.