/

Inglaterra vence País de Gales com dois golos vindos do banco

Rolex Dela Pena / EPA

-

Os suplentes Jamie Vardy e Daniel Sturridge protagonizaram hoje a reviravolta da Inglaterra no confronto com o ‘vizinho’ País da Gales (2-1), em mais um jogo do Euro2016 decidido nos descontos.

Depois de na primeira ronda do Grupo B terem sofrido o golo do empate em tempo extra, face à Rússia (1-1), os ingleses chegaram ao triunfo também na compensação, em Lens, com um tento de Sturridge, aos 90+2 minutos.

Antes, aos 56 minutos, o campeão inglês Vardy, entrado ao intervalo juntamente com Sturridge, tinha restabelecido a igualdade, ‘anulando’ o segundo livre direto na prova de Gareth Bale, que adiantou os galeses, aos 42 minutos.

A Inglaterra foi premiada pelo ataque constante – 21-4 em remates, 9-3 em cantos e 64 por cento contra 36 na posse de bola -, face a um País de Gales que defendeu bem e esteve perto de segurar o empate, mas acabou por cair sobre o final.

Além dos dois suplentes, destaque nos ingleses para os laterais Kyle Walker e Danny Rose, especialmente o primeiro, que percorreu o corredor direito vezes ‘infinitas’.

Com este resultado, a Inglaterra saltou para o primeiro posto do agrupamento, com quatro pontos, contra três de País de Gales e Eslováquia e um da Rússia. Na última ronda, os ingleses defrontam os eslovacos e os galeses os russos.

Em relação ao primeiro jogo, a Inglaterra (1-1 com a Rússia) manteve o ‘onze’, em ‘4-3-3’, enquanto o País de Gales (2-1 à Eslováquia) trocou Daniel Ward, David Edwards e Jonny Williams por Wayne Hennessey, Joe Ledley e Hal Robson-Kanu, mantendo o ‘3-5-2’.

Os ingleses, com Wayne Rooney como estratega, assumiram o comando do encontro desde início e, aos sete minutos, quase marcaram, com Kane a lançar Lallana, na direita, e este a centrar para Sterling, isolado, falhar o alvo.

Apesar de ter quase sempre a bola, a Inglaterra, sem soluções para ultrapassar a defesa galesa, não mais criou perigo de bola corrida até ao intervalo, assustando apenas em bolas paradas, em cabeceamentos dos centrais Cahill (36) e Smalling (36), servidos por Rooney.

Por seu lado, o País de Gales só construiu uma ocasião para marcar e adiantou-se mesmo no marcador, aos 42 minutos, num livre direto, frontal, mas muito longe da baliza, transformado por Bale, com Hart ainda a tocar na bola.

Insatisfeito, Roy Hodgson fez duas substituições ao intervalo, trocando Sterling e Kane por Sturridge e Vardy, que, aos 56 minutos, construíram o empate: o jogador do Liverpool cruzou e o do Leicester marcou, isolado por um corte falhado de cabeça do central galês Ashley Williams.

Com o empate, os ingleses ‘encostaram’ ainda mais os galeses à sua área e, aos 63 minutos, Sturridge podia ter marcado, mas falhou o remate, depois de grande trabalho na esquerda de Danny Rose.

Aos poucos, o País de Gales, com David Edwards em vez de Ledley e Jonathan Williams no lugar de Robson-Kanu, foi ‘abrandando’ os ingleses, que, a 17 minutos do final, ainda lançaram o jogador mais jovem do Euro2016, Marcus Rashford.

Bale, aos 75 minutos, e Jonathan Williams, aos 80, efetuaram os primeiros remates à baliza de Hart na segunda parte, mas a parte final jogou-se junto à área do País de Gales, claramente satisfeito com a igualdade.

A Inglaterra tinha dificuldades em criar ocasiões de golo, mas, aos 90+2 minutos, chegou ao triunfo: Sturridge iniciou a jogada fora da área e concluiu-a já na pequena área, de pé direito, depois de toques de Vardy e Alli.

Praticamente na última jogada, aos 90+4 minutos, o País de Gales ainda poderia ter empatado, mas o cabeceamento de Bale, numa entrada de rompante, em resposta a um centro de Taylor, saiu ao lado do poste esquerdo.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 14:00
Rep. Checa – Croácia, 17:00
Espanha – Turquia, 20:00

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 14:00
Islândia – Hungria, 17:00
Portugal – Áustria, 20:00

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.