/

Infarmed suspende atividade de 4 farmácias hospitalares

World Bank / Flickr

O Infarmed inspecionou, no total, 26 farmácias hospitalares e mandou suspender a atividade de quatro, devido a situações irregulares na preparação de medicamentos oncológicos.

Segundo o Jornal de Notícias, estão em causa problemas com equipamentos e regras que não estavam a ser cumpridas e podiam pôr em causa a segurança dos profissionais de saúde.

As irregularidades foram detetadas no Hospital das Caldas da Rainha, no Hospital da Luz, em Lisboa, no Hospital de Beja e no Hospital de Aveiro.

O primeiro hospital a encerrar atividade da farmácia foi o das Caldas da Rainha onde, em abril, o Infarmed detetou problemas com os equipamentos que evitam a contaminação de amostras e verificou que alguns requisitos técnicos não estavam a ser cumpridos.

A farmácia do Hospital de Beja suspendeu a preparação de medicamentos oncológicos em maio, e em junho foi a vez do Hospital de Aveiro – que garante ao JN já ter resolvido 70% dos problemas e está a aguardar uma decisão do Infarmed.

Em setembro, o Infarmed inspecionou o Hospital da Luz e considerou que o espaço não tinha ventilação suficiente.

De acordo com o JN, uma fonte do hospital afirma que já foram feitas obras e, na próxima semana, a produção de medicamentos para o cancro deverá ser retomada.

Além dos problemas com a preparação dos fármacos, o Infarmed detetou falhas na distribuição e dispensa dos medicamentos em ambulatório.

Até ao final do ano, serão fiscalizadas mais cinco farmácias hospitalares, totalizando 31 unidades.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.