/

Indonésia prepara-se para uma erupção vulcânica como a que destruiu Pompeia

O vulcão Sinabung, no norte da ilha indonésia de Sumatra,parece estar prestes a entrar numa nova e potente erupção. O ano passado, o vulcão entrou em erupção e levou a vida a 17 pessoas.

Segundo afirma o vulcanólogo Mnah Rono, em declarações à AP acerca da actividade recente do vulcão, “a cúpula de lava do Sinabung está muito instável, o seu tamanho crescente é preocupante”.

Isto significa que a próxima erupção do Sinabung poderia ser muito poderosa, e vir acompanhada de nuvens piroclásticas — corpos fluidos, velozes, compostos de gás quente e piroclastos (cinza e pedra) que podem viajar a velocidades de até 160 km por hora.

De acordo com os vulcanólogos, os processos actualmente em curso no Sinabung são os mesmos que provocaram a erupção do Vesúvio que no ano de 79 DC destruiu a antiga cidade de Pompeia, no Golfo de Nápoles, em Itália.

Esta quarta-feira, as autoridades indonésias registaram mais de 50 erupções diferentes no Sinabung, enquanto uma gigantesca coluna de gás cinzento que paira sobre a cratera do vulcão parece anunciar uma iminente erupção geral do vulcão.

Depois de ter estado adormecido durante quase um século, o  Sinabung acordou em 2010. Em 2014, uma sequência de erupções do vulcão provocou 17 mortos.

A Indonésia assenta no chamado “anel de fogo” do Pacífico, uma zona de forte actividade sísmica e vulcânica, albergando mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam activos e 65 estão qualificados como perigosos.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.