Indianos querem criar o Ministério das Vacas

2

A vaca é considerada sagrada na Índia, mas há grupos que acham que este animal ainda não é suficientemente protegido e, por isso, vão apelar ao primeiro-ministro para que crie o Ministério das Vacas.

Esta ideia terá partido do grupo indiano de direita Vishva Hindu Parishad (Conselho Mundial Hindu na tradução para português) que agora, espera poder convencer o primeiro-ministro, Narendra Modi, a criar o Ministério das Vacas, em nome da preservação do animal.

“Gou mata [a Mãe Vaca] é o símbolo da vida, da alma e da nossa cultura. Não se lhe está a dar a atenção suficiente”, nota um elemento do Conselho de Protecção e de Promoção do Gado Indiano em declarações ao The Wall Street Journal.

Em conjugação com o Vishva Hindu Parishad, este órgão de defesa do Gado Indiano espera que o Ministério das Vacas ajude a “salvar as vacas de serem mortas” e, pelo caminho, também incremente a produção de leite do país.

“O nosso objectivo é restaurar a raça de vacas bharatiya (Hindu) para a economia do país”, destaca o citado elemento do Conselho de Protecção e de Promoção do Gado Indiano.

Apesar da vaca ser sagrada na Índia, o país é o maior exportador de carne de vaca do mundo, representando 24% da quota mundial.

No ano passado, a Índia exportou 2,4 milhões de toneladas de carne de vaca, refere o The Wall Street Journal.

Em Setembro passado, uma multidão hindu linchou um muçulmano numa cidade perto de Nova Deli, perante rumores de que este teria assassinado uma vaca.

Um caso que despoletou a polémica em torno de um assunto que está longe de ser consensual, até porque há cerca de 170 milhões de muçulmanos na Índia que não consomem carne de porco e que têm na vaca uma alternativa que não é proibida pela sua religião.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.