/

IMT resolve falha informática que impedia emissão de matrículas

1

O presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), João Carvalho, reconheceu um erro informático no processo de emissão de novas matrículas automóveis, mas que “se encontra resolvido” desde o início da tarde desta terça-feira.

Em declarações à agência Lusa, João Carvalho afirmou que aconteceu “uma falha no sistema informático do IMT” na madrugada, mas que se resolveu já hoje, acrescentando que estas são falhas normais que se devem “à transmissão de dados entre o IMT e a Autoridade Tributária“, que têm sistemas informáticos diferentes.

Desde a semana passada que não há emissão de matrículas para novas viaturas devido a uma nova falha no sistema informático do IMT, noticiou a Antena 1.

Segundo a rádio pública, as principais associações do setor falam de cerca de mil automóveis impedidos de circular devido a esta falha no sistema do IMT, verificada desde quinta-feira.

O secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Jorge Neves da Silva, citado pela Antena 1, disse que esta situação já está a afetar tanto os clientes como as empresas e garantiu que os problemas no sistema informático não são novos.

O presidente do IMT desvalorizou a questão e disse ser “normal” que estas situações aconteçam quando existem dados que “são transversais a vários ministérios”.

João Carvalho explicou que o acerto de contas informático entre o IMT e a Autoridade Tributária é feito ao fim do dia e, “por vezes, no cruzamento dos dados há uma ou outra falha”.

/Lusa

1 Comment

  1. Qualquer funcionário da área da informática e gestão de redes poderá confirmar que estes “ditos” problemas informáticos com as bases de dados de algumas entidades estatais não é nada mais do que falta de manutenção e apoio à gestão dessas mesmas bases de dados. Desconfio (é só uma desconfiança…) que em vez de terem reduzidos os custos onde deveriam ter feito, foi mais fácil reduzir nas intervenções e contratos de manutenção relativamente a estas aplicações. Assim podem apregoar aos sete ventos que pouparam muito, mas agora estamos a ver os resultados… Isto não tem a ver com a ineficiência dos sistemas, tem a ver, isso sim, com a falta e até redução no investimento em apoio e manutenção…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.