/

“Imposto Mortágua” beneficia proprietários com casas em offshores

3

Nicolas Fleury / Flickr

Os proprietários que têm casas de luxo registadas em paraísos fiscais vão sair beneficiados com o chamado “Imposto Mortágua” e vão pagar menos impostos em 2017.

Segundo o Correio da Manhã, as alterações que o novo imposto sobre imóveis – conhecido por “Imposto Mortágua” pela forma como a deputada bloquista Mariana Mortágua o defendeu publicamente – vai implantar vão beneficiar os grandes proprietários com residências registadas em offshores.

O diário nota que actualmente, os donos de casas com valor superior a um milhão de euros pagam, além do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 7,5%, um Imposto do Selo no valor de 7,5%, se estiverem registadas em paraísos fiscais, ou de 1%, quando estão registadas em Portugal.

O novo imposto acaba com o Imposto de Selo e cria uma taxa de 0,3% para o património imobiliário acima dos 600 mil euros, conforme nota o CM.

Assim, se actualmente uma casa avaliada em 1,5 milhões de euros e registada numa offshore, paga 225 mil euros de Imposto de Selo, com o “Imposto Mortágua” pagará “menos 108 mil euros”, conforme as contas do jornal.

“Na prática, os partidos da Esquerda dão milhões às offshores“, escreve-se no CM que recorda que há muitos proprietários de moradias de luxo, nomeadamente em Cascais e no Algarve, que optam por registá-las em paraísos fiscais.

PCP vai pagar o dobro com o novo imposto

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o novo imposto sobre imóveis vai afectar particularmente o PCP pelo facto de o partido deter diversos imóveis que não estão afectos à actividade partidária.

Os partidos têm isenção de IMI, mas só para os edifícios que comprovadamente servem a sua actividade política, conforme destaca o DN.

No caso do PCP, “o património não afecto à actividade partidária – e, portanto, não isento de IMI – ronda os sete milhões de euros“, sustenta este diário.

Assim, os comunistas poderão vir a pagar o dobro dos 29 mil euros anuais de IMI que pagam actualmente.

ZAP

3 Comments

  1. mAIS UMA VIGARICE. CERTAMENTE A MORTAGUA OU QUEM LHE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO TEM CASAS DE LUXO EM OFFSHORES. QUEM PAGA SEMPRE? OS DE SEMPRE = A CLASSE MEDIA, PORQUE OS OUTRO ESTÃO NAS 7 QUINTAS. VAI EMBORA É VIGARISTA…

  2. O quê ????
    Mas a ideia não era obrigar a pagar quem não paga e quem acumula imobiliário?
    Qual a ideia das “meninas” em avançarem com esta ideia de m**** ?????

    Proteger os seus investimentos em Off-shores ?????

    Já tinha ideia de fugir desta pantanal, mas agora vou-me mesmo embora.
    As “meninas” que fiquem a chafurdar na lama que criam !!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.