“Imposto Mortágua” beneficia proprietários com casas em offshores

208

Nicolas Fleury / Flickr

Os proprietários que têm casas de luxo registadas em paraísos fiscais vão sair beneficiados com o chamado “Imposto Mortágua” e vão pagar menos impostos em 2017.

Segundo o Correio da Manhã, as alterações que o novo imposto sobre imóveis – conhecido por “Imposto Mortágua” pela forma como a deputada bloquista Mariana Mortágua o defendeu publicamente – vai implantar vão beneficiar os grandes proprietários com residências registadas em offshores.

O diário nota que actualmente, os donos de casas com valor superior a um milhão de euros pagam, além do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 7,5%, um Imposto do Selo no valor de 7,5%, se estiverem registadas em paraísos fiscais, ou de 1%, quando estão registadas em Portugal.

O novo imposto acaba com o Imposto de Selo e cria uma taxa de 0,3% para o património imobiliário acima dos 600 mil euros, conforme nota o CM.

Assim, se actualmente uma casa avaliada em 1,5 milhões de euros e registada numa offshore, paga 225 mil euros de Imposto de Selo, com o “Imposto Mortágua” pagará “menos 108 mil euros”, conforme as contas do jornal.

“Na prática, os partidos da Esquerda dão milhões às offshores“, escreve-se no CM que recorda que há muitos proprietários de moradias de luxo, nomeadamente em Cascais e no Algarve, que optam por registá-las em paraísos fiscais.

PCP vai pagar o dobro com o novo imposto

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o novo imposto sobre imóveis vai afectar particularmente o PCP pelo facto de o partido deter diversos imóveis que não estão afectos à actividade partidária.

Os partidos têm isenção de IMI, mas só para os edifícios que comprovadamente servem a sua actividade política, conforme destaca o DN.

No caso do PCP, “o património não afecto à actividade partidária – e, portanto, não isento de IMI – ronda os sete milhões de euros“, sustenta este diário.

Assim, os comunistas poderão vir a pagar o dobro dos 29 mil euros anuais de IMI que pagam actualmente.

ZAP

3 COMENTÁRIOS

  1. mAIS UMA VIGARICE. CERTAMENTE A MORTAGUA OU QUEM LHE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO TEM CASAS DE LUXO EM OFFSHORES. QUEM PAGA SEMPRE? OS DE SEMPRE = A CLASSE MEDIA, PORQUE OS OUTRO ESTÃO NAS 7 QUINTAS. VAI EMBORA É VIGARISTA…

  2. O quê ????
    Mas a ideia não era obrigar a pagar quem não paga e quem acumula imobiliário?
    Qual a ideia das “meninas” em avançarem com esta ideia de m**** ?????

    Proteger os seus investimentos em Off-shores ?????

    Já tinha ideia de fugir desta pantanal, mas agora vou-me mesmo embora.
    As “meninas” que fiquem a chafurdar na lama que criam !!!!

RESPONDER

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Norte-coreanos estão na Malásia para reclamar corpo de Kim Jong-nam

Uma delegação norte-coreana chegou esta terça-feira à Malásia para reclamar o corpo do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, morto no aeroporto de Kuala Lampur com o químico VX, um poderoso agente nervoso, a …

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …