Implantes de barba tornam-se moda por causa dos hipsters

1

wang-lu / Flickr

-

A moda hipster, que tem alcançado grande popularidade entre jovens de diferentes metrópoles mundiais, fez surgir uma novidade: o implante de barbas, como símbolo de modernidade e virilidade.

Tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos, diferentes clínicas de estética afirmam ter-se multiplicado, nos últimos anos, o número de homens interessados na intervenção.

Bassam Farjo, médico de uma clínica britânica, foi o primeiro do mundo a realizar um transplante de barba, em 1996.

A cirurgia pioneira visava recuperar a face de um paciente vítima de severas queimaduras.

“No princípio, era um serviço para quem queria esconder cicatrizes”, diz Farjo à BBC. “Mas ultimamente cada vez mais homens procuram (os implantes) como uma questão de moda.”

“Efeito Paxman”

O médico diz que se trata de um “efeito Paxman”, em referência ao jornalista britânico da BBC Jeremy Paxman, cuja barba levou muitos britânicos a querer fazer crescer as suas.
Farjo realiza “um ou dois” implantes de barba por mês, ainda que os implantes capilares continuem a ser os mais populares (entre 25 e 30 por mês na clínica).

nsotd5 / YouTube

Jeremy Paxman

Jeremy Paxman

“A (barba) de Brad Pitt é a mais procurada pelos homens de 40 anos, enquanto que os entre 20 e 30 preferem a de David Beckham”, conta. “Talvez Paxman se torne o exemplo de homem atraente para homens entre 50 e 60.”

Um implante completo de barba custa aproximadamente entre cinco e seis mil euros, e o procedimento dura cerca de sete horas. “Depende do tipo de pêlo do paciente e da densidade que ele queira.”

Se ele quiser apenas esconder áreas em que o pêlo não cresce, o preço cai para aproximadamente de 1.400 euros a 2.100 euros.

O normal é que o resultado dure para toda a vida.

“O pêlo transplantado comporta-se de igual forma que o da região de onde foi extraído”, diz o médico. “Se saiu da nuca e esta começa a perder cabelo, o pêlo da barba também cairá.”

Nos Estados Unidos, Kevin Ende começou a oferecer esse serviço em 2007. E nos últimos anos o procedimento tornou-se num dos principais da sua clínica em Nova Iorque, com uma média de duas a três consultas por semana.

“O transplante de pêlo facial popularizou-se em grande parte porque as pessoas perceberam que o resultado pode ser muito natural“, disse Kevin Ende à agência Efe.

O consultório da médica Yael Halaas, também em Nova York, costumava receber mulheres que estavam em processo de mudança de sexo ou judeus ultraortodoxos, comunidade em que a barba tem um papel importante.

“Mas há cerca de três anos chegam por mês pelo menos quatro ou cinco hipsters entre 20 e 30 anos que querem a barba por uma questão de moda”, conta.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. curioso que os que tenho conheçido ,sao uma especie de consumistas aburguesados e que se dizem de esquerda,com todas as contradiçoes que isso acarreta

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.