/

Identificado o “cérebro” do atentado em Paris

9

(dr) Dabiq Magazine

Abdelhamid Abaaoud

As autoridades francesas identificaram o belga Abdelhamid Abaaoud como o “cérebro” do atentado em Paris, noticiou esta segunda-feira a cadeia de televisão britânica Sky News.

O suspeito, Abdelhamid Abaaoud, é de origem marroquina, tem 27 anos de idade e as autoridades pensam que atualmente se encontra na Síria.

Também conhecido por Abu Omar al Baljiki, o belga estará ainda relacionado com o ataque a um comboio com destino a Paris, impedido por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja. Além disso, Abaaoud estará também ligado à morte de dois homens numa operação antiterrorista em janeiro, em Verviers, Bélgica.

As últimas informações dão conta de que este suspeito é de Molenbeek, subúrbio de Bruxelas já conhecido como “ninho de terroristas”, onde se realizou hoje de manhã uma forte operação policial para tentar encontrar Salah Abdelslam, o homem mais procurado no quadro deste atentado terrorista.

Terá sido em nome de Salah que foi alugada a viatura, um Volkswagen Polo preto, que transportou os bombistas suicidas até ao local do ataque desta sexta-feira.

Durante a operação, foi detido um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, mas as autoridades já indicaram que não se trata de Salah Abdeslam, ao contrário do que se tinha dito inicialmente.

De acordo com o magistrado encarregado do inquérito, François Molins, os investigadores franceses identificaram, até agora, cinco terroristas suicidas.

O primeiro, Ahmad Al Mohammad, tinha passaporte sírio e foi identificado na Grécia no mês passado. A autenticidade do documento ainda está a ser verificada.

Segue-se Samy Amimour, francês de 28 anos, nascido na periferia parisiense, que a justiça antiterrorista já conhecia e era alvo de um mandado internacional de captura desde 2013.

Salim, de 29 anos e natural de Paris é outro dos terroristas, do qual ainda não se sabe o apelido, e foi um dos três que acionou o colete de explosivos no Bataclan.

Ibrahim Abdelslam é outro dos bombistas que se fez explodir num dos locais do ataque e é irmão de Salah, ainda procurado pela polícia, e de Mohamed, detido no sábado mas que entretanto já foi libertado, avança a RTL.

Por último, Ismael Omar Mostefai, foi o primeiro autor dos ataques a ser identificado pela polícia. É alegadamente filho de mãe portuguesa e pai argelino, noticiou no domingo o New York Times, citando o presidente da câmara de Chartres.

ZAP / Lusa

9 Comments

  1. Sendo assim ao ler estas notícias e se a França for coerente no seu discurso de procurar justiça seja de que forma for, prepara-se para perseguir e até bombardear Marrocos, Bélgica ou a própria França, os países de origem de muitos dos terroristas que a França recebeu de braços abertos. A França deve um pedido de desculpas ao mundo por ser hoje uma nação destroçada e alienada dos seus deveres e valores humanos e continuar a matar indiscriminadamente e dessa forma potenciar mais e mais “cérebros” diabólicos para o futuro. -Quando é que isto irá terminar? A França devia olhar para si própria e renovar-se como nação ou implodir-se já!

  2. Porcaria. É só o que a media ocidental tem para “vender”. Terroristas que se estoiram mas que deixam o passaporte. Que vão com a intenção de morrer mas levam o passaporte! Deve ser para não serem recusados no Inferno! E fogem todos para a Síria com vontade de levar com uma bomba russa nos cornos!

    Que jornalismo miserável que apenas segue as directivas do dono (capital).

    Espero bem que o ditador do Putin dê um Checkmate a todas estas tragédias encomendadas pelos actuais energúmenos lideres ocidentais.

  3. O Colega “Balelas” colocou um comentário bastante acertado…. Quem quiser perceber mais sobre este assunto leia o site “Voltairenet.org” ( tem página em Português até!) e procure a «França e o Emirado de Baba Amr», a 1ª fase da guerra na Síria …

  4. Pedem solidariadade e justica mas nestas alturas esses mesma gente foje deixando este calibre de pessoas… nao tem cura… ocidente foi vendido, agora esta sendo desmatelado…. mas nao venham para meu quintal, porque vai haver bal.a.
    culpados deste descalabro estao velhos e inaptos….logo nova geracoes carrega com erros do passado e sem culpa nem proveito…. justica onde andas….nunca sera feita…porque corruptos o silencio apagou-se no tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.