/

“Iceberg de gordura” encontrado no esgoto de Londres

 

As autoridades londrinas encontraram uma espécie de iceberg de gordura (ou “fatberg”, como passou a ser chamado), do tamanho de um autocarro, a bloquear a passagem da água no sistema de esgoto da capital britânica.

A montanha de gordura consiste principalmente em óleo quente de cozinha escoado nas bancas, papel molhado deitado fora nos sanitários e outros produtos descartados de forma incorrecta.

A gordura acumulada forma verdadeiras cascatas,  solidifica-se e impede o fluxo de água.

As autoridades londrinas levaram três semanas para limpar o “iceberg” gigante e estão agora a reparar os danos que causou à infra-estrutura subterrânea.

Esta acumulação de gordura repete-se em diversas partes do sistema de esgoto britânico e possivelmente de diversas cidades do mundo, cuja limpeza custa anualmente cerca de 95 milhões de euros ao estado.

É recomendado que o óleo de cozinha usado seja pelo menos deitado ao lixo em recipientes em vez de escoado pelas bancas de cozinha, mas mesmo essa solução não é amiga do ambiente, porque o óleo não é reaproveitado.

A solução encontrada, para já, passa por recolher a gordura na origem – principalmente nos restaurantes – antes de que se torne um problema nos esgotos, e levá-la para uma nova central, que a transforma a gordura em energia “verde”.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.