//

IBM está a criar máquinas que imitam o cérebro humano

David Pickett / Flickr

-

A audaciosa IBM revelou que está a apostar no desenvolvimento de um processador inovador, que será capaz de imitar a complexa arquitectura do cérebro humano. 

Ainda estamos um pouco distantes do dia em que conseguiremos construir um computador que funcione de forma semelhante ao cérebro humano.

No entanto, a partir do advento da Big Data – conjunto de dados extremamente grandes e que, por esse motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes – a IBM começa a explorar mais intensamente essa possibilidade.

E, ao que tudo indica, um primeiro passo já foi dado. Em 2011, uma equipa liderada pelo cientista Dharmendra S. Modha participou no projecto SyNAPSE (Systems of Neuromorphic Adaptive Plastic Scalable Electronics) e conseguiu criar, pela primeira vez, chips neurosinápticos, circuitos capazes de executar algumas das funções cerebrais.

No entanto, o objetivo da IBM é desenvolver processadores capazes de imitar a eficiência, tamanho e economia do cérebro humano. Os resultados obtidos até então trabalhavam apenas com simuladores.

A empresa garante que tem uma grande equipa de engenheiros e cientistas a trabalhar para concretizar o projecto. Caso a IBM consiga viabilizar a tecnologia, muitos dos recursos que actualmente só vemos nos filmes de ficção cientifica brevemente se tornarão reais.

Infelizmente, podemos esperar sentados, porque ao que tudo indica, as metas da IBM ainda estão distantes de se tornar uma realidade.

No vídeo abaixo, Bill Risk, um dos responsáveis pelo projecto SyNAPSE, explica um pouco sobre como funcionariam as funções cognitivas dos chips, ou seja, como a tecnologia seria capaz de não apenas armazenar informações, mas também aprender e criar coisas sem a intervenção humana.

 

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.