/

Hubble capta assombrosa imagem de um sabre de luz cósmico

Uma soberba imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, revela o que parece ser um sabre de luz cósmico a cortar as nuvens escuras de poeira e gás que o rodeiam.

Formado por material que cai numa estrela recém-nascida, o feixe viaja a velocidades supersónicas para fora da estrela, e cria os dois jactos que se parecem com o sabre de luz de duas pontas que Darth Maul usa em “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”.

Envolta por poeira e gás, a proto-estrela massiva está a crescer o suficiente para aproveitar o seu poder e começar o processo de fusão.

Em alguns casos, o material que flui para a estrela explode em jactos de fogo, que brotam dos seus pólos estelares.

À medida que os poderosos jactos colidem com o material circundante, criam ondas de choque curvas nas suas extremidades.

Essas ondas, por sua vez, criam os chamados aglomerados HH, ou objectos de Herbig-Haro. O objecto captado pelo Hubble em torno da jovem estrela é conhecido como HH 24.

Mas as semelhanças com Star Wars terminam aqui. É que, vez de se encontrar numa galáxia muito, muito distante, na realidade esta estrela vive na nossa própria Via Láctea, a pouco mais de 1.350 anos-luz de distância, na constelação de Orion.

Os jactos duplos do sabre de luz cósmico são extraordinariamente curtos para estes tipos de objectos, estendendo-se menos de um quarto de um ano-luz de ponta a ponta, ou cerca de 2,15 biliões de quilómetros.

Também parecem ter uma maior interacção com a região circundante, em comparação com objectos semelhantes.

Essas duas características sugerem que possuem apenas alguns milhares de anos, tendo-se formado recentemente – em termos de idade do universo, é claro.

Pouco visíveis na imagem estão jactos menores, criados por mais estrelas recém-nascidas. Na verdade, segundo a Agência Espacial Europeia, esta é a mais densa concentração de jactos HH conhecida numa região tão pequena, .

O telescópio Hubble captou as imagens com luz infravermelha, que permite perfurar o véu de gás e poeira em torno das estrelas e capturar vistas claras dos jactos.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.