/

Hubble apanhou duas galáxias a fundir-se numa dança mortal

Hubble / NASA / ESA

Arp 87, o espantoso par de galáxias entrelaçadas captadas pelo Hubble

Esta é uma dança que vai acabar em morte. O telescópio espacial Hubble, da NASA, captou uma imagem que mostra duas grandes galáxias em duelo, unidas por uma ponte cósmica de estrelas, gás e poeira com mais de 75.000 anos-luz de comprimento.

O par, conhecido como Arp 87, é morfologicamente classificado como peculiar. Inevitavelmente, o objecto tornar-se-á uma dia uma coisa só.

A ponte entre as galáxias é um forte indício de que estes dois sistemas estelares imensos passaram perto um do outro recentemente, e experimentaram marés violentas mutuamente induzidas pela gravidade.

Outra prova do contacto é que a galáxia espiral da direita, conhecida como NGC 3808A, mostra muitos aglomerados de estrelas jovens azuis, produzidas numa explosão de formação estelar.

A galáxia espiral ao lado esquerdo, chamada NGC 3808B, parece estar envolida em material da ponte e cercada por um anel polar curioso.

A galáxia espiral na extremidade esquerda da fotografia parece ser uma galáxia distante ao fundo, que não está envolvida na fusão em curso.

As interacções entre os dois aglomerados de estrelas ocorrem ao longo de milhares de milhões de anos, durante os quais os seus repetidos encontros de passagem a curta distância deverão resultar na morte de uma deles. Apenas uma galáxia vai triunfar.

Este cenário pode até parecer estranho, mas os cientistas acreditam que as fusões galácticas são comuns. O Arp 87 representa, neste momento, uma etapa do processo inevitável de junção da galáxia NGC 3808 com a galáxia NGC 3808B.

O par está a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância de nós, na direcção da constelação de Leo.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.