Hospitalizada nos EUA passageira de avião com sintomas de Ébola

kevinpaulmorris / Flickr

-

Uma passageira de avião, que estivera a prestar assistência a doentes com Ébola na Serra Leoa, foi hospitalizada em Nova Jérsia, após apresentar sintomas da doença durante a viagem, informaram meios de comunicação locais.

A passageira, que fez escala em Bruxelas, apresentou sintomas associados à contaminação com o vírus, caso de febre alta e vómitos, durante um voo da United Airlines, tendo sido transportada para o Centro Médico da Universidade de Hackensack numa ambulância que foi ao encontro do avião no aeroporto de Newark.

O porta-voz da United Airlines, Luke Punzenberge, declarou à agência Efe não existirem ainda notícias sobre o estado da paciente e acrescentou que os demais passageiros e a tripulação “permaneceram no avião até o pessoal médico abandonar o aparelho”.

Os restantes passageiros tiveram de facultar os seus dados pessoais, para que as autoridades possam estar em contacto com eles nas próximas três semanas, afirmou E. E. Charlton-Trujillo, que viajava no avião, através da sua conta na rede social Twitter.

Num comunicado, o diretor dos serviços de emergência do hospital, Joseph Feldman, revelou que a paciente esteve sob “intensa observação” e acrescentou que a sua equipa está a tomar “todas as precauções com a doente”.

A passageira apenas foi identificada como trabalhando na área da saúde na Serra Leoa, mas não foi tornado público que função desempenhava nem onde reside nos Estados Unidos.

Newark é um dos cinco aeroportos do país designados como porta de entrada para pessoas provenientes de países da África Ocidental, onde rebentou o surto da doença no ano passado, e o hospital de Hackensacak é um dos três centros médicos de Nova Jérsia autorizados a receber e prestar assistência a possíveis portadores da enfermidade.

Os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde indicam que os casos de ébola – entre confirmados, prováveis e suspeitos – totalizam 21.712, enquanto as pessoas mortas pela epidemia somam 8.820.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.