/

Hora do Planeta põe este sábado às escuras 85 localidades portuguesas

earthhour.org

-

Portugueses de 85 localidades juntam-se à Hora do Planeta e apagam as luzes em casa, nas empresas ou monumentos, alertando para a necessidade de proteger a natureza, iniciativa mundial que este ano propõe uma aula global de yoga.

A Hora do Planeta, que começou em 2007, assinala-se no último sábado de março e incentiva os cidadãos a desligar a eletricidade entre as 20:30 e as 21:30 e chamar a atenção para a importância de mudar comportamentos, em benefício do desenvolvimento sustentável.

Organizada pela WWF (fundação mundial de proteção da natureza), a Hora do Planeta é comemorada em Portugal desde há três anos e “pôs às escuras” monumentos como o Cristo-Rei, a ponte 25 de Abril, o Mosteiros dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, os palácios de Monserrate e Convento dos Capuchos, em Sintra, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Pombal, a Caravela de Lagos, o Castelo de Santa Maria da Feira e o Castelo de Bragança.

“Serão 85 as localidades a aderir à Hora do Planeta, por todo o país, como se tem passado desde há três anos para cá, [pois] temos atingido entre 90 e 100 cidades, um terço dos municípios portugueses. Achamos que este ano os números vão ser idênticos”, disse à agência Lusa Angela Morgado, da WWF Portugal.

Ao “apagão” a iniciativa junta atividades para captar o interesse dos cidadãos. Este ano, a novidade é a realização de uma mega aula de yoga em Lisboa e mais nove cidades portuguesas (Cascais, Oeiras, Santarém, Coimbra, Évora, Aveiro, Tomar, Portalegre e Batalha).

“Vai fazer-se em simultâneo à Hora do Planeta, entre as 20:30 e as 21:30, uma aula de Yoga“, com a colaboração da Federação Portuguesa de Yoga, uma prática que pretende “a conciliação espiritual com interior de cada um, mas também com a natureza, com animais e plantas”, acrescentou Angela Morgado.

Em Lisboa, a aula, que será realizada à luz de velas e requer inscrição, será no jardim da Tapada das Necessidades, onde decorrem ações de animação a partir da tarde, com demonstrações de produtos sustentáveis e massagens.

Personalidades ligadas à televisão ou à moda, atrizes e atores e o raper Regula juntam-se aos embaixadores da Hora do Planeta Sandra Cóias, Joana Seixas, Sylvie Dias e Mário Franco, que se identificam “com a causa e têm a noção de que é preciso mudar o nosso comportamento para deixar um planeta mais sustentável para quem vem a seguir a nós”, realçou a responsável.

Para concretizar os princípios que defende, “este ano a WWF lançou uma plataforma de crowdfunding (financiamento popular de propostas, através da internet) com vários projetos em diversas regiões do mundo para apoio de pessoas, empresas ou comunidades, no sentido de dizer que a Hora do Planeta também conseguiu fazer mais pela conservação do nosso planeta”, explicou Angela Morgado.

No sábado, serão apagadas as luzes de monumentos como o Empire State Building, Tower Bridge, Castelo de Edimburgo, Portas de Brandenburgo, Torre Eiffel, Kremlin e Red Square, em Moscovo, Ponte do Bósforo – que liga a Europa à Ásia – ou o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa .

Em 2013, a Hora do Planeta foi comemorada por mais dois mil milhões de pessoas, em 154 países, segundo a WWF.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.