Homicídio de jovem está a abalar a Islândia, o país sem crimes

(dr)

Birna Brjansdottir, a rapariga de 20 anos assassinada na Islândia

Birna Brjansdottir, a rapariga de 20 anos assassinada na Islândia

O assassinato de uma jovem de 20 anos, que estava desaparecida há mais de uma semana, está a chocar a Islândia, o país com a taxa mais baixa de criminalidade em todo o mundo.

O corpo de Birna Brjansdottir, uma rapariga de 20 anos que estava desaparecida há mais de uma semana, foi descoberto numa praia a sul de Reiquiavique, capital da Islândia.

A jovem estava desaparecida desde 14 de janeiro, depois de uma saída à noite. Imagens de câmaras de videovigilância mostram Birna a andar sozinha na rua.

As buscas para encontrar a islandesa decorreram ao longo de oito dias, com uma equipa de mais de 725 voluntários. De acordo com a imprensa, esta foi a maior operação de busca e resgate na história do país.

A primeira pista para encontrar Birna surgiu quando a polícia descobriu os seus sapatos no porto de Hafnarfjordur. Foi a partir daí que os investigadores chegaram também a um carro alugado, com vestígios de sangue da jovem, que tinha sido visto no mesmo local.

No porto estava um barco gronelandês, chamado Polar Nanoq, que chamou a atenção das autoridades. O navio ainda partiu mas foi obrigado a regressar para a tripulação ser interrogada pela polícia.

As autoridades ainda não divulgaram a causa da morte mas o caso está a ser tratado como um homicídio e dois marinheiros gronelandeses, de 25 e 30 anos, já foram detidos.

O caso está a chocar a Islândia, o país com a taxa mais baixa de criminalidade em todo o mundo. Segundo o El País, desde 2001 que o número de assassinatos é de 1,8 por ano.

Recorde-se que a polícia islandesa costuma andar desarmada e, em 2013, foi a primeira vez que as forças de segurança mataram uma pessoa na sequência de um tiroteio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.