/

Homem que tentou assassinar Ronald Reagan vai ser libertado

PD / Wikipedia

O presidente Ronald Reagan acena aos jornalistas à saída do Hotel Hilton. À esquerda, de gabardina branca, o agente Jerry Parr.

O presidente Ronald Reagan acena aos jornalistas à saída do Hotel Hilton. À esquerda, de gabardina branca, o agente Jerry Parr.

John Hinckley, o homem que há 35 anos tentou assassinar o então Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, vai ser libertado sob condições de um hospital psiquiátrico, decidiu hoje um juiz federal norte-americano.

John Hinckley, de 61 anos, poderá ser colocado em liberdade após 05 de agosto, e deverá designadamente residir em permanência em Williamsburg (Virgínia), 240 quilómetros a sul de Washington, ordenou o juiz Paul Friedman, segundo documentos judiciais obtidos pela agência noticiosa France Presse.

O juiz precisou que as condições relacionadas com a sua libertação poderão ser suavizadas entre 12 a 18 meses após o fim da sua detenção, em função dos progressos.

Hinckley tentou assassinar Reagan à saída do hotel Hilton de Washington em 30 de março de 1981, e atingiu mais três pessoas.

A 30 de Março de 1981, quando Ronald Reagan se encontrava a acenar aos jornalistas no exterior do Hotel Hilton, à saída de uma conferência em Washington, seis tiros soaram.

FBI Field Office Washington

Foto da detenção de John Hinckley Jr., pouco tempo após ter tentado assassinar o presidente dos EUA, Ronald Reagan

Foto da detenção de John Hinckley Jr., pouco tempo após ter tentado assassinar o presidente dos EUA, Ronald Reagan

Reagindo instintivamente, o agente Jerry Parr salvou o presidente norte-americano, que aparentemente não tinha sido ferido, empurrando-o para dentro da limousine presidencial, protegendo-o com o seu corpo.

Quando a viatura se dirigia já para a Casa Branca, Parr reparou que o presidente norte-americano, que julgava que tinha uma costela partida, estava a sangrar e com sinais de dores.

Reagan sofreu uma perfuração no pulmão, mas o rápido atendimento médico permitiu que o presidente, na altura com 70 anos, recuperasse rapidamente.

John Hinckley.declarou que pretendia impressionar Jodie Foster. O ataque de Hinckley Jr. foi atribuído a um distúrbio psiquiátrico, associado a uma obsessão doentia pela então jovem actriz.

Há mais de 30 anos que Hinckley está internado no hospital psiquiátrico St. Elizabeth’s, na capital federal.

Em abril de 2015, a sua psiquiatra, Deborah Giorgi-Guarnieri, assegurou no decurso de uma audiência judicial que o seu doente estava “preparado para uma saída em convalescença e não representa perigo”.

Durante o seu processo, em 1982, foi declarado ‘não culpado’ por ser penalmente inimputável, e internado em St. Elizabeth’s, onde desde 2015 tinha a permissão de sair durante 17 dias por mês e sob condições para visitar a sua mãe em Virgínia.

O presidente Reagan morreu em 2004, aos 93 anos de idade, com a doença de Alzheimer.

O agente que o salvou, Jerry Parr, morreu em Outubro.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.