/

Homem sem mão recupera tacto com nova prótese biónica

Università Campus Bio-Medico di Roma / Flickr

Dennis Aabo Sorensen tinha a mão e o antebraço amputados há nove anos, na sequência de um acidente

Dennis Aabo Sorensen tinha a mão e o antebraço amputados há nove anos, na sequência de um acidente

Um dinamarquês sem a mão esquerda recuperou o tacto graças a uma prótese ligada aos nervos do braço, numa estreia que abre caminho, nos próximos anos, a próteses capazes de restituir funções e sensações, foi hoje noticiado.

Investigadores suíços, alemães e italianos testaram esta mão biónica no hospital Gemelli de Roma (Itália), num dinamarquês de 36 anos, cuja mão e antebraço foram amputados há nove anos, na sequência de um acidente quando manuseava com fogo-de-artifício em sua casa.

Os resultados da experiência clínica foram publicados na revista científica norte-americana Science Translational Medicine. “Pude sentir sensações que já não sentia há nove anos”, explicou o doente Dennis Aabo Sorensen, que considerou a resposta sensorial da prótese como “verdadeiramente incrível”.

Para os testes, o doente tinha os olhos vendados e tampões nos ouvidos, dependendo apenas do sentido do tato, explicaram os investigadores.

A equipa de Silvestro Micera, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, aperfeiçoou esta mão biónica, com a qual o doente pode ajustar a força para agarrar objectos e identificar formas e texturas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.