/

Homem recebe transplante construído com partes dos figados das filhas

d.r. Franke Tsang / SCMP

Cheng Chi-ming com a família durante a conferência deimprensa em que foi anunciado o seu transplante de fígado

O Hospital Queen Mary de Hong Kong conseguiu transplantar num homem um fígado formado com partes do órgão de duas filhas, um procedimento realizado pela primeira vez no mundo de forma simultânea.

Segundo o South China Morning Post, o recetor foi Cheng Chi-ming, um segurança de Macau que sofria de hepatite B, que se encontrava em coma e que, segundo os médicos, apenas podia sobreviver uma semana caso não recebesse um fígado saudável.

As três filhas de Cheng Chi-ming foram submetidas a exames para comprovar se podiam ser dadoras do pai, atestando-se depois que duas – Lam Lam, de 23 anos, e Kei Kei, de 22 – cumpriam os requisitos.

Contudo, também se verificou que os seus órgãos eram demasiado pequenos, pelo que se decidiu usar dois terços do fígado de Kei Kei e um terço do de Lam Lam, com cujos excertos se reconstruiu um novo órgão para transplantar no seu pai.

A operação de extração das partes dos fígados, ligação entre ambos e o transplante demorou apenas 55 minutos, indicou Lo Chung-mau, um dos membros da equipa médica que conduziu a intervenção cirúrgica.

Em outros hospitais, este tipo de transplantes duplos tem vindo a ser realizada de forma não simultânea, isto é, em duas operações distintas, em que o recetor recebe o transplante de uma parte de cada vez. Contudo, no caso em particular, os médicos escolheram esta opção, atendendo à gravidade do paciente, que assim reduz para metade os riscos e o tempo de recuperação.

“O transplante duplo do fígado coloca questões éticas no mundo da medicina, e não tomámos a decisão de ânimo leve, já que estava em causa a vida de três pessoas“, assegurou o mesmo médico, apontando que a prioridade passa sempre por utilizar o fígado de um único dador e, caso possível, que já tenham morrido.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.