/

Hoje é noite dos Óscares e há um português nomeado

Os filmes ‘Golpada americana’, ‘Gravidade’ e ’12 anos escravo’ dominam a corrida aos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema a atribuir no domingo e que contam com um candidato português, Daniel Sousa e a curta-metragem “Feral”.

Golpada americana‘, do norte-americano David O. Russell, e ‘Gravidade‘, ficção espacial do mexicano Alfonso Cuarón, somam dez nomeações cada, disputando a estatueta dourada de melhor realização, filme, representação masculina e feminina ou argumento.

A eles junta-se ainda ’12 anos escravo’, drama do britânico Steve McQueen sobre a escravatura, que soma nove nomeações, também nas principais categorias.

A 86.ª edição dos Óscares, organizados pela Academia de Cinema dos Estados Unidos, decorrerá em Los Angeles no domingo (madrugada de segunda-feira em Portugal) e contará com um nome português entre os nomeados: Daniel Sousa é candidato ao Óscar de melhor curta-metragem de animação com o filme ‘Feral‘.

 

A cerimónia, que será conduzida por Ellen DeGeneres, irá homenagear os heróis do cinema e contará com a presença de figuras do cinema como Sidney Poitier, Sally Field, Harrison Ford, Daniel Day-Lewis, Brad Pitt, Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Anne Hathaway.

Quanto à lista de nomeados, para melhor realização há as estreias de Steve McQueen e Alfonso Cuarón, ao lado de David O. Russell (que já tinha sido nomeado em 2013 e 2011), Martin Scorsese (que vai na oitava nomeação) e Alexander Payne, pela terceira vez nomeado, agora com ‘Nebraska’.

Para o Óscar de melhor filme estão indicados nove filmes: ‘Golpada americana’, ‘Capitão Phillips'(de Paul Greengrass), ‘O Clube de Dallas’ (de Jean-Marc Vallée), ‘Gravidade’, ‘Her’ (de Spike Jonze), ‘O lobo de Wall Street’, ’12 anos escravo’, ‘Philomena’ (de Stephen Frears) e ‘Nebraska’.

O ator norte-americano Matthew McConaughey, nomeado pela primeira vez para os Óscares, é considerado favorito por causa da interpretação no filme ‘O clube de Dallas’, drama baseado numa história verídica sobre o vírus da Sida e os primeiros tratamentos na década de 1980.

Para melhor ator estão também nomeados Christian Bale (‘Golpada americana’), Bruce Dern (‘Nebraska’), Leonardo diCaprio (‘O lobo de Wall Street’) e Chiwetel Ejiofor (’12 anos escravo’).

Meryl Streep (‘Um quente agosto’), que vai na 18.ª nomeação, Amy Adams (‘Golpada americana’), Cate Blanchett (‘Blue Jasmine’), Sandra Bullock (‘Gravidade’) e Judi Dench (‘Philomena’) estão indicadas para melhor representação feminina.

Na categoria de melhor filme em língua não inglesa estão ‘A caça’ (Dinamarca), ‘Ciclo interrompido’ (Bélgica), ‘A grande beleza’ (Itália), ‘Omar’ (Palestina) e ‘The missing picture’ (Cambodja).

Destaque ainda para o Óscar de melhor filme de animação, que inclui ‘The wind rises’ (‘Asas do vento’), o anunciado último filme do realizador japonês Hayao Miyasaki. A ele juntam-se ainda ‘Os Croods’, ‘Frozen’, ‘Gru, o mal disposto 2’ e ‘Ernest & Celestine’.

A cerimónia será transmitida para mais de 200 países e territórios e contará com as anunciadas atuações dos U2 e de Pharrell Williams, nomeados para melhor canção original com ‘Ordinary Love’ e ‘Happy’, respetivamente.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.