Hipótese terrorista não está descartada na queda do avião nos Alpes

1

A queda do avião Airbus A320 da companhia alemã Germanwings está já a ser investigado e, para já, “nenhuma hipótese pode ser descartada”, nomeadamente a eventualidade de um ataque terrorista.

Foi o primeiro-ministro francês Manuel Valls quem o destacou, durante uma declaração no Parlamento, onde foi respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas, noticia o Le Figaro.

O avião, com 150 pessoas a bordo e fazendo o percurso entre Barcelona e Dusseldorf, despenhou-se etsa terça-feira nos Alpes franceses.

“Vão ser exploradas todas as pistas, inclusive a terrorista, embora esta última hipótese não seja a prioritária“, destacou o porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet, citado pela agência EFE.

Este porta-voz revelou ainda que o avião fez uma “trajetória anormal” antes da queda.

Há ainda dados que indicam que a tripulação não terá enviado qualquer pedido de socorro e que foram os controladores aéreos que decidiram dar o alerta, depois de terem perdido o contacto com o piloto.

Entretanto, uma das caixas negras do avião foi encontrada pelos serviços de socorro, anunciou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

“A caixa negra vai ser imediatamente analisada, nas próximas horas, para permitir que o inquérito judicial avance rapidamente”, disse o ministro, que se deslocou à zona do acidente, citado pelo jornal Le Figaro.

“Foram tomadas disposições para isolar a zona do acidente para que a investigação possa decorrer nas melhores condições. A prefeitura e os serviços nacionais estão a mobilizar-se para acolher as famílias que queiram vir ao local”, acrescentou.

As autoridades francesas têm no terreno uma operação em larga escala, para recuperar os corpos, com 300 bombeiros, 300 militares da Guarda Nacional, 10 helicópteros e aviões militares, evidenciou à imprensa o Ministro do Interior.

Entretanto, vão saindo informações sobre as vítimas do acidente.

O Le Figaro cita o patrão da Germanwings para notar que haveria 67 alemães a bordo, entre os quais 16 estudantes, oriundos da cidade de Haltern, que tinham participado num intercâmbio estudantil em Barcelona.

Segunda a mesma fonte, haveria ainda dois bebés a bordo.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.