/

Hillary Clinton vence Bernie Sanders nas primárias do Nevada

Chad J. McNeeley / Wikimedia

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, ex-primeira-dama dos EUA, agora candidata a presidente

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, ex-primeira-dama dos EUA, agora candidata a presidente

A ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, venceu este sábado, por uma estreita margem, o senador Bernie Sanders nas primárias do caucus democrata de Nevada.

Segundo a agência EFE, com 70 % dos resultados apurados, Hillary Clinton conta com 52,3% dos votos, contra 47,7% do senador Bernie Sanders, do estado de Vermont.

Os dois candidatos lutam pela nomeação como candidato do Partido Democrata, do presidente Barack Obama, nas eleições presidenciais de novembro deste ano.

Este resultado permite à ex-primeira-dama dos Estados Unidos colocar-se de novo à frente do rival na corrida à nomeação democrata, depois de ter sido derrotada nas primárias de New Hampshire e ter vencido no Iowa.

“A todos os que votaram em cada esquina do Nevada com determinação e coração, esta vitória é vossa. Obrigado”, escreveu Hillary no seu Twitter, depois de saber as primeiras projecções, apontando para a sua vitória.

Os democratas realizaram 250 caucus em todo o território de Nevada para escolher os 43 delegados estaduais que vãoparticipar na convenção nacional do partido para escolher o seu candidato presidencial.

No dia 2 de fevereiro, no caucus de Iowa, a ex-primeira-dama venceu Sanders, mas na altura por menos de um ponto percentual. Clinton obteve 49,86% dos votos, Sanders conseguiu 49,57%.

A 10 de fevereiro, no New Hampshire, o senador socialista de 74 anos venceu folgadamente, com 60,4% dos votos, contra 37,95% de Hillary Clinton.

O próximo confronto entre os pré-candidatos democratas está marcado para a próxima terça-feira, na Carolina do Sul, onde segundo as sondagens Hillary Clinton conta com uma sólida vantagem.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.