Haibatullah Akhundzada nomeado novo líder dos talibãs afegãos

EPA / NAWEED HAQJOO

Soldados do exército afegão depois do ataque à prisão de Ghazni por militantes talibãs

Depois do ataque lançado pelos EUA ter provocado a morte do mullah Akhtar Mansur no último sábado, os talibãs afegãos já anunciaram o seu sucessor.

Os talibãs afegãos nomearam o mullah Haibatullah Akhundzada como novo líder religioso, depois de confirmarem a morte do anterior chefe, o mullah Akhtar Mansur.

Mansur morreu no passado sábado depois de um ataque com um drone lançado pelos Estados Unidos, em solo paquistanês junto à fronteira com o Afeganistão.

O ataque aéreo não provocou vítimas civis mas terá também morto um segundo combatente dos talibãs, que viajava no mesmo automóvel com o seu líder.

Na altura, foi o Presidente Barack Obama quem confirmou a sua morte, afirmando que os EUA removeram “o líder de uma organização que continua a lançar ataques e a conspirar contra as forças norte-americanas e da coligação, para fazer guerra com o povo afegão e se alinhar com grupos extremistas como a Al-Qaeda”.

A designação de Mansur em julho para a direção do movimento islamita revelou diferenças profundas, tendo alguns comandantes recusado inicialmente jurar-lhe lealdade e outros abandonaram mesmo o grupo.

Akhundzada, que terá entre 45 e 50 anos, era o braço direito do antigo líder e terá sido responsável por alguns dos mais violentos ataques no Afeganistão.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.