/

Há um homem de certa idade que controla isto tudo

O homem chama-se Stirling Gravitas. É um ás do bilhar, do casino e do xadrez, domestica leões, conduz orquestras –  e até manda calar bebés chorões!

Stirling Gravitás é um homem de certa idade que controla todos os aspectos da sua vida – e nem sequer é dono de um império financeiro.

E mesmo aquele pequeno problema que alguns homens de certa idade às vezes têm, nem isso incomoda Stirling Gravitas. Porque o Homem de Certa Idade que Controla a sua Vida até isso consegue controlar…

Com a nova campanha “Control”, a farmacêutica TENA Men pretende desmistificar o estigma da incontinência urinária e sensibilizar-nos, de uma forma divertida, para a incidência do problema na população masculina.

O estigma associado à incontinência urinária impede muitas vezes o homem de procurar assistência médica e é muito mais comum do que se pensa – embora seja menos frequente do que na mulher. Podem ser afectados homens de todas as idades.

Segundo dados da TENA, a incidência da incontinência urinária nos homens de 50 anos comparada com mulheres da mesma idade é menor, mas estima-se que mais de 190.000 homens sejam afectados por problemas urinários em Portugal.

A incidência masculina aumenta com a idade, mas não aumenta apenas em função da idade, estando directamente relacionada com outras enfermidades, como o inchaço da próstata, cancro da próstata e condições neurológicas como a doença de Parkinson e de Alzheimer.

Em menor extensão, a incidência da diabetes e de peso em excesso, assim como outros factores de risco, aumentam a incidência da incontinência urinária no homem.

Diagnóstico e tratamento

tratamentos simples sugeridos para utentes com uma incontinência sem complicações, ou seja, sem incontinência recorrente ou incontinência associada a dor, hematúria, infecção recorrente ou problemas de esvaziamento.

No caso dos homens com simples gotejamento pós-micção, que contece quando a bexiga não se esvazia completamente e continua a gotejar depois da micção, há exercícios para os músculos do pavimento pélvico que podem ajudar a minorar o problema.

Em casos de incontinência urinária de esforço ou de urgência, normalmente associados a problemas na próstata, deve ser elaborado um historial para determinar a natureza da incontinência, tomando nota de quaisquer cirurgias anteriores, e de outras enfermidades ou medicações.

A qualidade de vida deve também ser avaliada, para determinar o impacto da incontinência no indivíduo e ao mesmo tempo avaliar a mobilidade e o acesso ao WC.

TENA Men

Stirling Gravitas, o homem de certa idade que controla isto tudo

Stirling Gravitas, o homem de certa idade que controla isto tudo

Alguns indivíduos apenas perderão uma pequena quantidade de urina esporadicamente, possivelmente durante um curto período de tempo, enquanto outros poderão perder urina constantemente e por longos períodos de tempo.

Um aspecto importante no controlo da incontinência urinária é rever o estilo de vida quanto à ingestão de alimentos e de líquidos, redução do peso e do redução ou cessação do consumo de tabaco.

As pessoas com excesso de peso têm uma maior pressão abdominal. Os fumadores tossem mais, o que pode resultar numa maior incidência de perdas de urina.

Alguns conselhos simples podem ajudar a diminuir drasticamente o problema:não ingerir líquidos em demasia nem insuficientemente, evitar a cafeína e bebidas gaseificadas, que podem irritar a bexiga, e bebidas alcoólicas.

Porque qualquer homem, mesmo que não seja Stirling Gravitas, pode controlar certos aspectos da sua vida.

ZAP // TENA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.