/

Há um Google Maps do cérebro e foi inventado por um português

1

Google Maps do Cérebro

Um investigador português criou aquilo que ele próprio define como o “Google Maps do cérebro” que permite transformar imagens de ressonâncias magnéticas em modelos 3D das ligações cerebrais. Um software que ajuda a diagnosticar doenças neurológicas.

Este “Google Maps do cérebro” foi inventado pelo informático Paulo Rodrigues, de 34 anos, e através da sua Mint Labs, com sede em Barcelona, está a ser utilizado por hospitais em Espanha e nos EUA, como auxílio em investigações clínicas.

Essencialmente, este software permite identificar com mais precisão a área cerebral de uma determinada lesão, tornando o cérebro em algo “mais tangível”, conforme explica Paulo Rodrigues no Público.

“Há uma lesão com estas coordenadas, com aquele tamanho e determinado volume. Essa lesão faz parte da conexão do circuito motor, que está afectado a 10%”, explica o informático, frisando que este seu “Google Maps do cérebro” permite localizar e quantificar o que está errado.

“O que nos interessa é tentar ajudar os clínicos a descobrir o que se passa com o cérebro quando tem doenças como a esclerose múltipla, a Parkinson ou a Alzheimer“, diz ainda o investigador, apontando como grande objectivo criar na Internet “a maior base de dados do mundo de imagens cerebrais”.

Deste modo, será possível ficar a conhecer com mais detalhe todas as ligações cerebrais para assim, poder diagnosticar doenças mais precocemente.

“Com isso podem começar-se novos tratamentos que podem atrasar ou diminuir o avanço da doença e eventualmente tentar preveni-la”, explica Paulo Rodrigues no Público.

Este software funciona através de computação em nuvem, conforme se explica no jornal, sendo necessário apenas o browser de acesso à Internet e arrastar as imagens desejadas para o local indicado.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.