/

Há um fenómeno invisível que está a exterminar galáxias

9

Centro Internacional de Pesquisas de Rádio Astronomia (ICRAR)

Impressão de artista do processo "ram-pressure stripping" a retirar o gás das galáxias

Impressão de artista do processo “ram-pressure stripping” a retirar o gás das galáxias

Várias galáxias inocentes estão a ser assassinadas por um fenómeno misterioso e invisível, e uma equipa de cientistas do Centro Internacional de Pesquisas de Rádio Astronomia (ICRAR) na Austrália está a tentar solucionar esse “crime”.

Após a análise de 11 mil galáxias através do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) e de dados recolhidos pelo Arecibo Legacy Fast ALFA Survey, os cientistas concluíram que há um processo chamado de “ram-pressure stripping” que retira o gás das galáxias.

“Durante as suas vidas, as galáxias podem habitar halos galácticos de diferentes tamanhos, variando de massas típicas como a Via Láctea ou halos milhares de vezes mais maciços”, disse Toby Brown, o principal autor do estudo.

À medida que as galáxias passam através desses halos maiores, o plasma intergaláctico entre eles remove o seu gás. Este fenómeno é mais comum do que se pensava e é fatal para as galáxias que, sem gás, ficam incapazes de produzir mais estrelas.

“Ao remover o combustível para formação de estrelas, o processo mata uma galáxia e transforma-a num objeto morto“, adiantou o especialista.

O estudo publicado na revista Monthly Notices Royal Astronomical Society (MNRAS) sugere que este processo pode acontecer com pequenos e grandes aglomerados de galáxias.

“É como uma vassoura cósmica gigante que basicamente varre o gás das galáxias, e as estrelas existentes arrefecem e envelhecem”, destacou Brown.

9 Comments

    • A profissão de jornalista no presente é degradante. São uns autênticos pacóvios à procura de histórias e acham muito interessante os jogos de metáforas e hipérboles. Ainda hoje vinha uma notícia de um pobre rapaz que ficou com um pé entalado no elevador e com os dedos esmagados, referindo o acidente com um comentário: “ficou com os dedos mais magros”, numa ironia sem escrúpulos. palermas.

  1. Pesquisem a história dos jornais norte americanos e vejam como começou esta tendência do “chocar as massas” e desse tipo de notícias…

  2. Esta é uma informação muito importante, para todos nós, que também habitamos nesta galáxia, chamada de via láctea. Parece-me uma informação mal fundamentada e simplista, no entanto importante para todos nós.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.