Há 3 anos sem usar champô, blogger quer provar que os químicos não prestam

2

“Decidi deixar de lavar o cabelo com champô em janeiro de 2012 e, desde então, nunca mais o voltei a usar”, conta, satisfeita, a blogger de moda britânica Lucy Aitken Read.

A decisão foi tomada depois de ler uma reportagem que afirmava que as mulheres costumam aplicar no corpo 515 químicos por dia. Ao ler a embalagem do seu champô à procura da lista de ingredientes, “não reconhecia a metade deles”.

Os motivos foram vários: “Queria guardar dinheiro, reduzir a quantidade de químicos que usava no meu corpo – sobretudo os cancerígenos – e simplificar a minha vida.”

A mudança foi drástica: Lucy, que usava dois ou três produtos diariamente para lavar, desembaraçar, hidratar e nutrir o cabelo, passou a usar apenas água.

“No início foi difícil”, lembra. “Passei por três meses de cabelo horrível, e depois foram mais dois meses com o cabelo normal”, diz.

“Agora tenho um cabelo maravilhoso”, afirma, satisfeita com o seu cabelo ruivo, que mantém hidratado ao aplicar um ovo a cada 11 dias. Além disso, já não tem o problemas com cheiro: agora, afirma, o seu cabelo cheira a humano.

“Quando comecei não sabia da existência de óleos essenciais e outros produtos naturais que podiam ser usados, porque fiz tudo por conta própria, sem apoio nenhum”, diz.

Para além do blog Lulastic, Lucy publicou no ano passado o ebook “Happy Hair: The definitive guide to give up shampoo” (“Cabelo feliz: o guia definitivo para abandonar o champô”, em tradução livre) e deu início ao movimento No Poo (trocadilho entre “shampoo” e “poo”/cocó), que ganha adeptos.

Para quem quiser abandonar os químicos mas não se habituar nos primeiros tempos, pode experimentar, uma vez por mês, misturar na água duas colheres de sopa bicarbonato de sódio, para a lavagem, e em seguida duas colheres de sopa de vinagre de maçã, que equilibra o pH do couro cabeludo.

Prepare-se, no entanto, para passar por um período com o cabelo muito oleoso ou com o couro cabeludo irritado e com caspa, que é uma indicação de que o couro cabeludo está a adaptar-se.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Também já deixei de usar muitos produtos do dia a dia precisamente por causa dos químicos nocivos que a indústria nos quer fazer crer que não fazem mal nenhum!…
    P.Ex.º:SodiumLaurylSulfate – o mais comum nos shampoos,sabonetes,geis de banho, é um desengordurante químico industrial, que durante anos e anos as pessoas vão pondo na pele e é claro, absorvido pela pele… Ainda se admiram dos casos de cancro, aumentarem?! Tem tudo haver.TUDO. Desde o que comemos,ao que respiramos, até o que pomos na pele.
    Deixo-vos com este provérbio ayurveda, muito sábio, que espero que faça sentido para vós: “Se não podes comer, não ponhas na tua pele”.

  2. Desde há anos que só uso sabão para me lavar… cabelo normal, pele normal… sem problemas. Recuso-me a usar champôs, não uso sabonetes, não uso colónias, etc…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.