/

Guterres vai doar prémio de 25 mil euros ao Conselho Português dos Refugiados

Tiago Petinga / Lusa

-

O novo secretário-geral das ONU vai doar ao Conselho Português dos Refugiados o prémio Direitos Humanos 2016, no valor de 25 mil euros, que lhe será atribuído na sexta-feira pela Assembleia da República.

António Guterres foi o escolhido para receber a edição deste ano do prémio de Direitos Humanos da Assembleia da República.

A notícia, avançada ontem pelo Observador, dava conta que para conseguir esta distinção foi preciso furar alguns regulamentos.

Segundo o jornal online, o prémio foi decidido por unanimidade, através de uma comissão de deputados, com membros das seis bancadas parlamentares.

No entanto, a polémica surgiu porque uma dirigente de uma ONG que se tinha candidatado ao prémio, no valor de 25 mil euros, ficou indignada por terem escolhido o ex-primeiro-ministro.

Isto porque o prémio em questão só pode ser atribuído em duas situações: “alto mérito da atividade de organizações não governamentais; ou original literário, científico, designadamente histórico ou jurídico, jornalístico ou audiovisual, qualquer que seja o respetivo suporte, divulgado em Portugal no período a que respeita”. Como tal, Guterres não se enquadra em nenhum dos casos.

Esta quinta-feira, fonte diplomática confirmou à agência Lusa que o ex-Alto Comissário do ACNUR vai receber o prémio mas vai doá-lo de imediato ao Conselho Português para os Refugiados.

A cerimónia está marcada para amanhã, na Assembleia da República, e conta com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.